Me ajudem preciso pra hoje.
Analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas.
1 - ( ) Por volta do século VIII a. C, o mundo grego compreendia a península balcânica as ilhas do mar Egeu, o litoral da Ásia Menor e mais da metade do continente africano, formando o maior Império da Antiguidade. Em Atenas, a capital do Império grego, havia edificações públicas como teatros, termas e arenas para a prática de esportes. O centro do governo, dos negócios, da justiça e da religião era o Fórum.
2 - ( ) Na Grécia antiga a chefe da família era a mulher, que normalmente passava o dia fora de casa. Ao homem cabia dirigir o trabalho doméstico e regular as despesas da família.
3 - ( ) Os gregos eram politeístas (cultuavam vários deuses) e antropomorfistas ( deuses representados com forma e comportamento semelhantes aos dos seres humanos). Para os gregos na antiguidade, os deuses sentiam amor, ódio, ciúmes, inveja e podiam ter filhos. Eles acreditavam que os deuses tanto podiam ajudar quanto prejudicar suas vidas.
4 - ( ) Na Antiguidade, o mundo grego não constituía uma unidade política , ou seja, não estava estabelecido um único Estado. Os gregos organizavam-se em cidades-Estado, que chamavam de pólis. Cada pólis tinha seu território - que compreendia áreas urbanas e rurais – e era uma autarquia, ou seja, autogovernava-se com legislação e exército próprios.
5 - ( ) No século V a.C., os gregos venceram as guerras greco-pérsicas. Isso ocorreu graças à união das forças militares das cidades-Estado para lutar contra o inimigo comum, os persas, sob a liderança de Atenas e Esparta.
6 - ( ) Os espartanos eram extremamente dedicados à guerra e, com isso, conquistaram terras, povos e construíram um poderoso Império. Durante essa expansão militar, invadiram a cidade de Jerusalém, prenderam milhares de judeus e os levaram como escravos para Esparta. Com uma parte da riqueza tomada dos vencidos, o rei de Esparta, Nabucodonosor, promoveu reformas na cidade e organizou festas e jogos em homenagem a Zeus.
7 - ( ) Em 338 a.C., quando foram difundidas as ideias do cristianismo na Grécia (ideias que confrontavam a tradicional religião politeísta grega e rejeitavam a origem divina dos governantes e a estrutura militarizada do Estado) as cidades-Estado gregas ficaram enfraquecidas. Isso facilitou a invasão macedônica e a conquista das cidades gregas.
Responda as questões abaixo
8 – Como eram educados os cidadãos de Esparta?
9 – Como se justifica a tomada da Grécia pelos macedônios?
10 - Considere o texto
Olhos fitos no governo do Estado, Glauco, filho de Aristão, posto ainda não contasse vinte anos, queria ser orador popular. Embora arrancado da tribuna, vaiado, embora nem parentes e nem amigos conseguissem dissuadi-lo de semelhante loucura [...]
Encontrando-o um dia e querendo fazer-se ouvir (Sócrates) reteve-o e com ele entabulou conversa da seguinte maneira:
- Glauco- disse-lhe – então pretendes governar a cidade?
- É verdade Sócrates.
- Em nome dos deuses, nada me escondas, diz-me qual é o serviço que pretendes prestar-lhe.
Glauco guardava silêncio[...]
- Não te esforçarás de enriquecer a cidade – disse Sócrates – como se se tratasse de enriquecer a casa de um amigo?
- Sim [...]
- Diga-me, pois, de onde se tiram as rendas do Estado e qual o seu montante. Certamente fizestes teus estudos, a fim de suprir com os produtos que vierem a escassear e prover os que vierem a faltar.
- Por Júpiter – respondeu Glauco – Nunca pensei nisso.
- Quem deseja empreender uma guerra precisa, pois, conhecer a força de sua nação e a dos inimigos, a fim de, se sua pátria for mais forte, poder abrir as hostilidades, se mais fraca, manter-se na defensiva.
- Tens razão.
- Diz-me, primeiro, quais são as forças de nossa cidade em terra e mar, depois a dos inimigos.
- Ora, assim de improviso não posso responder-te.
- Se tens em casa algum escrito sobre o assunto, esperarei com o maior prazer.
- Não, não tenho.
- Sei, Glauco - disse Sócrates - que não estivestes nas minas de prata, de sorte que não podes dizer porque produzem menos que outrora.
- Efetivamente inda não estive lá.
- Não vês como é perigoso dizer ou fazer o que não se saiba? Pensa em todos os homens do teu conhecimento que falam e procedem sem saber: conseguem louvores ou censuras? São admirados ou desprezados?
a) Qual era o caminho proposto por Sócrates para se chegar ao conhecimento?
b) Segundo Sócrates, como um cidadão pode ser um bom governante?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
eu ñ lembro ñ
Explicação:
desculpa aí
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás