Biologia, perguntado por telles34, 1 ano atrás

Me ajudem preciso para hoje

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por joana724
1
Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica

Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.

Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular  através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos  reduzido pela metade.

Nos cruzamentos genéticos, as combinações alélicas que traduzem os fenótipos são chamadas de genótipos, e assim, as designações aa, Aa e AA representam os genótipos. Em cruzamentos de heranças monogênicas, nas quais existem relações de dominância, dois genótipos diferentes (Aa e AA) reproduzem fenótipos iguais. E quando ocorre um cruzamento pode-se observar tanto as proporções fenotípicas quanto as genotípicas.
O exemplo mais clássico da genética é o do albinismo, resultante da presença do alelo mutante que não codifica a enzima necessária à produção de melanina. O cruzamento de um homozigoto dominante (genótipo AA – fenótipo normal) com um homozigoto recessivo (genótipo aa – fenótipo albino) resulta em uma proporção fenotípica igual a genotípica de 100% de indivíduos heterozigotos normais – Aa. O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett.

A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Fatores determina que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.

As ervilhas, crescem rapidamente, produzem várias sementes e podem ser cruzadas de forma simples e controlada. Em outras palavras, elas são organismos muito melhores para estudar que seres humanos sob vários aspectos. Usando plantas de ervilha, Mendel conseguiu descobrir princípios essenciais de herança que se aplicam a vários tipos de organismos. Apesar de ser quase impossível deduzir esses princípios a partir de árvores genealógicas de seres humanos, eles formam o cerne da área moderna chamada genética humana. As leis de Mendel, e outros achados que surgiram a partir dessas leis, nos permitem entender e prever a herança de muitos traços humanos, inclusive distúrbios genéticos.
Perguntas interessantes