Me ajudem preciso fazer um texto
Tema: narguile
1-Conceito
2-poblematização causa
3- ll poblemas
4- solução-conclusão
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conceito:
O narguilé é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado e, ocasionalmente, maconha ou ópio.
Dependendo da localidade, os narguile são conhecidos por outros nomes como shisha/sheesha, cachimbo de água, nargeela/nargile/narghile/nargileh/narguilé, argeela/arghileh/arguilé, hookah/okka, kalyan, gewat suckre ou ghelyoon/ghalyan.
Problematização/causa:
O cheiro das essências usadas no narguile é um convite para juntar uma roda de amigos e passar o tempo. Apesar de ser um jeito mais “charmoso” de fumar, a diversão de origem indiana é mais danosa para o organismo que o cigarro. Em uma sessão, o consumo do narguile pode equivaler a mais de 100 cigarros.
Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Alberto Viegas, o malefício ocorre, entre outros motivos, porque uma sessão de narguile expõe o adepto a um período longo de contato com a nicotina. “Em uma roda, se a pessoa gasta duas horas, vai fumar muito mais tabaco que se fumasse cigarros”. Enquanto um cigarro leva de 5 a 7 minutos para acabar e propicia de 8 a 12 baforadas, um encontro onde há narguile dura de 20 a 80 minutos e pode render entre 50 e 200 baforadas.
Outro problema deste passatempo, como qualquer outro produto derivado do tabaco, é a presença de nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Entretanto, análises comprovam que sua fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.
Além do tabaco, o carvão é colocado em brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, que potencializa os riscos para seus consumidores. “Essas substâncias se depositam no organismo e não são eliminadas”, diz.
Por desconhecimento dos usuários, a presença da água faz com que se aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão de que o organismo fica mais tolerante, o que é errado. Desta maneira, a pessoa vai inalando uma quantidade muito maior de toxinas, sem sentir tanto incômodo.
Embora alguns adeptos acreditem que a água colocada na base do narguile minimize os efeitos prejudiciais da fumaça, Viegas afirma que a água não influi e não filtra nada. As consequências podem ser ainda piores se a água for substituída por alguma bebida alcoólica.
Os malefícios à saúde causados a quem frequenta ambientes em que o narguile é consumido, são bem parecidos com os que atingem aos fumantes passivos, que têm mais chances de desenvolver doenças tabaco-relacionadas. A concentração dessas substâncias no organismo tem efeito cumulativo, isto é, quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos.
Os prejuízos à saúde, entretanto, não assustam o público. Ainda que o narguile seja consumido muitas vezes em uma frequência diferente do cigarro e num contexto de mais sofisticação, o melhor é evitar o tabaco, qualquer que seja a fonte. “Não existe forma segura de consumo de tabaco”.
Problemas:
Portanto, assim como o cigarro, o narguilé traz diversos malefícios para a saúde, pois reduz a capacidade respiratória, aumenta o risco de câncer de pulmão, insuficiência respiratória aguda (nos casos mais graves), doenças cardiovasculares (infarto, acidente vascular cerebral), câncer de boca e bexiga, além da dependência química.
Outros males que o uso de narguilé pode trazer para a saúde incluem envelhecimento precoce e falta de fôlego ao realizar esforços físicos.
Solução/Conclusão:
Conclui-se que o narguilé, é um cachimbo de água utilizado para fumo, que ao contrário do que as pessoas pensam, é muito prejudicial à saúde, por conter uma grande concentração de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. Especialistas dizem que em uma sessão de fumo de narguilé, é equivalente ao fumar 100 cigarros, e nisso ocorre uma mistura de substâncias químicas fumaça que é liberada pode causar doenças: cardíacas, enfisemas e câncer de pulmão, ou seja, semelhantes ao do uso de cigarro. E o uso compartilhado do narguilé também pode transmitir algumas doenças como: herpes, hepatite, tuberculose, entre outras. Estudos comprovaram que 50 tragadas pode levar uma pessoa ao vício, e maioria das pessoas não percebem o mal que ele faz, e acaba tendo problemas maiores do que o esperado por utilizar o narguilé.
Explicação: