ME AJUDEM PORVAVOR
Após 50 anos, punhos erguidos na Olimpíada de 1968 se tornaram atemporais Arthur Sandes Do UOL, em São Paulo Os Jogos Olímpicos de 1968, no México, foram marcados não por recordes esportivos ou medalhas conquistadas, mas por dois punhos erguidos no pódio. Cinquenta anos depois, tal protesto nunca pareceu tão atual. Em 16 de outubro de 1968, na Cidade do México, Tommie Smith e John Carlos levaram ouro e bronze, respectivamente, na prova dos 200m rasos. No pódio, durante o hino dos Estados Unidos, os velocistas ergueram punhos fechados com luvas pretas, o gesto inconfundível do movimento ‘Black Power’. O protesto, à época, estendeu ao esporte uma luta duramente travada há anos nos EUA — mais ou menos o que ocorre hoje, com Colin Kaepernick e Serena Williams. De certa forma, o gesto de Tommie Smith e John Carlos nos Jogos Olímpicos do México denota o envolvimento de grandes atletas no maior debate da época. “Somos negros e temos orgulho. A América Negra entende o que fizemos”, disse Smith na ocasião. Foi uma mensagem poderosa, semelhante à de Muhammad Ali, que pouco antes havia se negado a combater no Vietnã (o país não lhe havia feito mal algum, argumentara o boxeador, enquanto negros eram “tratados como cachorros, sem direitos humanos básicos” em sua cidade-natal, Lousville).
– No texto acima, atente-se para os trechos: “Somos negros e temos orgulho. A América Negra entende o que fizemos” e “tratados como cachorros, sem direitos humanos básicos”. Ali, as aspas indicam o uso de: *
a) discurso direto.
b) discurso indireto.
c) discurso indireto livre.
d) voz do jornalista Arthur Sandes.
2 – Releia a manchete: "Após 50 anos, punhos erguidos na Olimpíada de 1968 se tornaram atemporais". Qual parte do texto comprova essa ideia de atemporalidade apresentada na manchete?
a) “Muhammad Ali, que pouco antes havia se negado a combater no Vietnã”.
b) “O protesto, à época, estendeu ao esporte uma luta duramente travada há anos nos EUA.”
c) “Cinquenta anos depois, tal protesto nunca pareceu tão atual.”
d) “Tommie Smith e John Carlos levaram ouro e bronze, respectivamente, na prova dos 200m rasos.”
eu fiz
Soluções para a tarefa
1. O uso de aspas representa a presença de um discurso direto. Letra A.
O discurso direto é caracterizado pela reprodução das falas de um personagem ou figura de maneira direta. Sendo assim, há reprodução integral do que foi dito, literal e sem qualquer alteração das palavras empregadas.
2. A parte do texto que comprova essa atemporalidade é a seguinte: “Cinquenta anos depois, tal protesto nunca pareceu tão atual.”. Letra C.
A atemporalidade consiste na característica do que é atemporal, ou seja, não sofre influência do tempo. Sendo assim, no trecho que diz que após cinquenta anos, o protesto nunca pareceu tão atual, quer dizer, que mesmo há 5 décadas atrás, o protesto era parecido com os feitos atualmente.
Bons estudos!
01 . De acordo com os trechos indicados, podemos relacionar que a utilização das aspas serviu para caracterizar uma espécie de discurso direto (alternativa A), pois eles retrataram a fala dos personagens de maneira correta, sem interpretações.
O discurso direto é o tipo de discurso em que a fala de algum personagem é transcrita de maneira exata.
Na narrativa, é onde os personagens ganham vida e se expressam de qualquer forma, sem a interpretação ou interferência do narrador.
A naturalidade na fala dos personagens é uma característica do discurso direto. Assim como o uso do travessão, que indica que virá uma fala, ainda na mesma linha do texto.
02. É possível destacar a atemporalidade presente no discurso através do conteúdo apresentado no item C.
O termo "Cinquenta anos depois, tal protesto nunca pareceu tão atual.” remete ao fato de que os punhos levantados pelo lutador são símbolo de uma ação que atravessa os períodos de tempo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24871644