Biologia, perguntado por marcelapossomatto, 6 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVORRRRRRRRR E COM URGÊNCIA

De que forma a posição trófica interfere no nível de toxicidade? Qual seria a posição trófica do
ser humano nesse sistema?

Soluções para a tarefa

Respondido por MICHAELKrabbee
0

Resposta:

A posição trófica incluencia diretamente na concentração da substância tóxica ao organismo. O ser humano, por ser topo de cadeia, tem maior tendência a apresentar concentrações maiores dessa toxina.

Explicação:

Consideremos um metal pesado na água e que é incorporado em x concentração nos tecidos de algas e plantas de um pequeno lago. Os peixes pequenos, que se alimentam dessas algas e plantas, apresentarão no mínimo 2x da concentração encontrada nas plantas, isso porque não comerão apenas uma ou outra planta/alga durante sua vida, mas sim dezenas, centenas delas. Um peixe maior que consuma estes peixes pequenos apresentarão uma quantidade mínima de 3x da concentração inicial, uma ave aquática 4x e um humano 5x da concentração inicial (aquela incorporada na planta/alga). Com esse exemplo, podemos ver que o professor é bioacumulativo entre os níveis tróficos, pois quanto maior mais será a concentração das toxinas.

Palavras-chave: bioacumulação, magnetização trófica e biomagnetização (correspondem a processos de incorporação de substâncias nocivas nas cadeias e teias alimentares por meio dos níveis tróficos).

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes