Psicologia, perguntado por jhenniferpaula022, 2 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVORRRRRRRR

Agora o seu desafio é discutir as contribuições dos teóricos da psicologia, dentre eles, Piaget, Wallon e Vygotsky, para a educação escolar. Elabore um texto entre 5 e 10 linhas que apresente suas reflexões sobre o exposto.

Soluções para a tarefa

Respondido por TalitaCristina0810
21

Resposta:​A psicologia nos dias atuais ajudam os professores e pesquisadores a compreender a inteligência, aprendizado e desenvolvimento das crianças .Esses três esses três autores contribuem muito nos dias de hoje pois mesmo eles tendo algumas divergências entre si, eles têm o foco principal que é o desenvolvimento da criança e do seu meio ambiente e de como ela vai se portar no futuro como um ser humano.

Esses três autores são tripé das teorias que ajudam os professores.

Jean Piaget, ele era formado em biologia especializou-se nos estudos do conhecimento humano e desenvolveu a teoria conhecida como a epistemologia genética, sua principal questão era como o ser humano constrói o conhecimento? Piaget acreditava que o conhecimento é adquirido por assimilação ou seja o aluno incorpora as experiências ou objetivo as estratégias ou conceitos já existentes e também por acomodação já que para o aluno aprender é preciso modificar e ajustar o que ele já sabe para as novas experiências ou informações. Outro ponto de vista importante da teoria do Piaget é a equilibração já que o fator essencial determinante no desenvolvimento do sujeito ao processo de adaptação ao meio que vive, dessa forma aprender é um constante processo de desequilibração e equilibração para Piaget o desenvolvimento cognitivo e afetivo se dá em estágios sequenciais. Suas teorias foi de suma importância assim o papel da escola é dar a criança oportunidade de agir sobre os objetos de conhecimento e consequentemente o professor é o facilitador e desafiador dos seus processos de elaboração o aluno que constrói o próprio conhecimento.

Já Vygostsky, Ele se formou em Direito estudou Literatura e história ele levantou a questão da relação entre ensino, aprendizagem escolar e desenvolvimento cognitivo .Suas teorias consideram muito a escola os professores e a interação pedagógica .Para vygostsky a criança nasce inserida no meio social que a sua família e nela que estabelece as suas primeiras relações com a linguagem na interação com os outros, o ponto Central da sua teoria é a aquisição de conhecimentos acontece pela interação do sujeito com o meio .Com essa teoria de Vygotsky aprendemos que o aluno é a parte de uma construção histórica cultural e social e por isso o desenvolvimento da sua estrutura cognitiva humana é um processo que se dá na apropriação da experiência histórica cultural dele assim os instrumentos para aprendizagem é tudo que se interpõe entre o homem e o ambiente ampliando e modificando suas formas de ação tudo que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tomar presente o que está ausente constitui um signo. Com isso o professor serve como guia Como suporte do processo de aprendizagem o aluno é o sujeito da aprendizagem aquele que aprende junto com o outro o desenvolvimento e aprendizagem são processos concomitantes interdependentes e recíprocos.

Henri Wallon, ele foi um pesquisador e professor francês segundo ele a Gênese da Inteligência é biológica e social ou seja o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da Cultura o seu projeto teórico foi estudar a Gênese dos processos que constituem o psiquismo humano ele considerava que a escola deveria perceber o aluno como um ser Total concreto e ativo e de manter-se em contato com o meio social o seu ponto principal central da sua história e teoria é o desenvolvimento intelectual envolve não só o cérebro mas também sua emoção. Em sua teoria o professor Deixa de ser o agente exclusivo na formação das Crianças a interação com as outras crianças assuma o papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de cada uma delas o movimento é imprescindível ao desenvolvimento da criança a brincadeira assume um lugar essencial no seu desenvolvimento aí a emoção Ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito os conflitos as crises e contradições são pontos importantes para a compreensão da pessoa humana.

Explicação:

Respondido por montereboucas
5

Resposta:

Explicação:

O desenvolvimento potencial possibilitou uma nova perspectiva para o trabalho escolar: a ação escolar deve pautar-se não mais pelo passado, pela etapa já superada, mas pelo futuro, por aquilo que a criança poderá aprender com a intervenção dos processos culturais. A tarefa da escola, na opinião desse autor, consiste em fazer todos os esforços para encaminhar a criança nessa direção, para desenvolver o que lhe falta (Vygotsky, 1998). Este conceito traz implicações fundamentais também para a atuação do professor: ele é mais do que um animador ou um facilitador da aprendizagem, torna-se um dos elementos necessários e essenciais para o desenvolvimento humano.

Psicologia da Educação (ou Psicologia Educacional, como também é conhecida) corresponde ao ramo da Psicologia que se aprofunda no processo de ensino e aprendizado nas mais diversas vertentes, sendo algumas delas: o funcionamento dos mecanismos de aprendizagem em crianças e adultos; a eficácia das estratégias educacionais; o funcionamento da própria escola enquanto organização. Ela também é responsável por entender tudo aquilo que pode ser um entrave para a absorção do fluxo de informação por parte dos alunos, como as dificuldades de aprendizagem (transtornos de déficit de atenção, dislexia, dislalia, entre outras) e os problemas emocionais. Para ser eficiente em seu propósito, a Psicologia da Educação precisa ser desenvolvida junto aos educadores , de modo a tornar o processo de aprendizagem mais significativo para o aluno — sobretudo no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem e à motivação, além disso, é mais interessante ainda que os próprios educadores, em suas formação , tenham acesso a essa disciplina, de modo estarem aptos a lidar com as mais diversas situações em sala de aula.

Perguntas interessantes