História, perguntado por GiuGiu10, 1 ano atrás

Me ajudem por favor!!!! Valendo 20 pontos, urgente pra hoje!!!

Explique argumentando as enormes mudanças históricas que o mundo vem passando em decorrencia de fatores do século XX e XXI (fim da URSS, globalização, questões do oriente médio, guerras santas, problemas ambientais, guerra nuclear e brasil atual).

obs: preciso de um texto bem explicado.
obrigada.

Soluções para a tarefa

Respondido por TheCrazyShippers
1
Aaaah 15 minutos e já está pronto! só um pouquinho, já mando

TheCrazyShippers: Fim da URSS: a união das repúblicas socialistas soviéticas, entrou em colapso nos finais da década de 1980. a guerra travada no Afeganistão, pais profundamente influenciado pela estrutura de poder comunista soviético de 1970.
TheCrazyShippers: A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI
TheCrazyShippers: Guerra santa é um recurso extremista que as grandes religiões monoteístas têm usado ao longo da história para proteger o que consideram ameaça aos seus dogmas e a seus lugares sagrados. Na origem das primeiras "guerras santas" já travadas na história estão o Islamismo e o Cristianismo.
GiuGiu10: Obrigada!!
GiuGiu10: mas ta faltando: questões do oriente médio, problemas ambientais, guerra nuclear e brasil atual...
Respondido por Ltanatos
0
A passagem do século XX para o século XXI é um momento único em vários aspectos, mas principalmente no tecnológico e na formação de uma sociedade global (a chamada "aldeia global"), além de ser um período conturbado principalmente em relação a velhos problemas, como por exemplo as Jihads ( guerras-santas) e a ascensão de movimentos extremistas ao redor do mundo ( ultranacionalistas, neonazistas, etc.)
Com o fim da URSS, sobraram no mundo apenas alguns modelos comunistas-socialistas (China, que melhor se incluiria no espectro político-econômico capitalista, mas que se declara comunista, Coréia do Norte, que causa grande terror no mundo devido aos testes nucleares recentes, Cuba, que está passando por uma abertura econômica e reaproximação com os EUA e Venezuela pós-Chavista, em que Nicolas Maduro adota práticas anti-democráticas).
Em relação ao meio-ambiente, o mundo busca a evolução energética com base na Fusão nuclear ( transformação do hidrogênio em Hélio, sendo uma reação altamente energética, porém difícil de ser controlada). Mas o principal foco é nas energias renováveis e sua otimização (eólica, hidrelétrica, solar fotovoltaica, biomassa, etc.) para substituir os combustíveis fósseis (carvão e petróleo). Mas também há a pesquisa industrial voltada para a eliminação total do uso de petróleo e do carvão na indústria.
Outro fator importante em relação ao meio ambiente é a questão dos resíduos nucleares, além de preocupação crescente com o tratamento dado a novas substâncias químicas prejudiciais a natureza (caso do DDT e outros pesticidas agrícolas, além dos CFC's e seus derivados usados na refrigeração).
A humanidade como um todo após a Guerra Fria passou a viver de uma forma pacífica, exceto com os velhos problemas no Oriente Médio (relativos a conflitos religiosos e o ressurgimento de grupos terroristas, como, por exemplo o Estado Islâmico e o Hezbollah, mas agravado com o interesse cada vez maior nas jazidas petrolíferas lá existentes, levando a invasões a territórios em busca do chamado "ouro negro"), questões relativas a nações sem território ou não reconhecidas internacionalmente ou localmente(Curdistão, Catalunha, Israel, etc.).
O Brasil no final do século XX e nas primeiras décadas do século XXI vem passando por alguns governos de esquerda que se baseiam no populismo(PSDB, partido social democrata brasileiro e PT, partido dos trabalhadores, além de uma imensa coalizão, e o PMDB, partido do movimento democrático brasileiro), que prometeram ao país maior igualdade social, mas apenas jogou migalhas aos pobres enquanto se articulavam em esquemas de corrupção que vieram à tona recentemente com a Operação Lava-Jato da Polícia Federal.
Durante esses governos Pós-Regime Militar foram criados programas sociais ineficazes, que em nada melhoram o país, além de fomentarem o comodismo brasileiro e adoração populista a líderes vigaristas ( vide FHC, Lula e Dilma).
Atualmente o cenário político-econômico-social brasileiro é confuso, com o Governo Temer aprovando Reformas importantes mas que são deturpadas e destruídas no congresso e no senado enquanto é acusado por corrupção, além de um caos geral nos serviços básicos por todo o país, principalmente na saúde, educação e transportes, consequências da má-administração de recursos e a corrupção.

Ltanatos: Obrigado.
GiuGiu10: de nada ❤
Perguntas interessantes