ME AJUDEM POR FAVOR!!!!! Uma mulher de 45 anos de idade com história pregressa de diabetes melito tipo II apresenta-se para acompanhamento de rotina. Seus açúcares no sangue em jejum estão controlados na faixa de 80 a 100 mg/dL. No entanto, seu laudo laboratorial de hemoglobina Alc encontra-se elevado a 8,5. Você presume que ela precisa de um melhor controle da glicose das refeições. Ela já está sob tratamento com uma biguanida oral e sulfonilureia oral. Qual dos seguintes agentes ajudaria com o controle de glicose prandial ou das refeições sem persistir em seu sistema para causar hipoglicemia mais tarde?
a) Insulina detemir;
b) Insulina NPH;
c)Repaglinida;
d)Insulina aspártica.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra D
Explicação:
A insulina asparte é uma insulina de ação rápida ideal para o controle da glicose das refeições, pois seu início ocorre de 5 a 15 minutos após administrada, e a duração é, em média, de 2 a 3 horas. NPH e insulina detemir têm maior duração de ação e podem ser associados a sulfonilureia e insulina glargina oral, causando hipoglicemia mais tarde. A repaglinida é uma opção justa, no entanto, em geral, pacientes sob tratamento com sulfonilureias não devem estar em tratamento com repaglinida ou nateglinida, pois eles têm mecanismos de ação semelhantes. Quando a insulina regular é administrada nas horas das refeições, ocorre uma elevação mais rápida do nível glicêmico do que da insulina endógena e resulta em hiperglicemia pós-prandial precoce e risco aumentado de glicemia pós-prandial tardia.
Resposta:
Insulina asparte
Explicação:
Possui de ação rápida, a que a torna ideal para o controle da glicose das refeições, pois seu início ocorre de 5 a 15 minutos após administrada, e tempo de meia vida de 2 a 3 hrs. Insulinas NPH e insulina detemir, não são indicadas devido a sua maior duração de ação, e possivel reação adversa de hipoglicemia. A repaglinida é uma opção justa, no entanto, a paciente já realiza tratamento com sulfonilureias que possui mecanismos de ação semelhantes. Quando a insulina regular é administrada nas horas das refeições, ocorre uma elevação mais rápida do nível glicêmico do que da insulina endógena e resulta em hiperglicemia pós-prandial precoce e risco aumentado de glicemia pós-prandial tardia.