História, perguntado por lcdantas, 6 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR

Sólon, legislador ateniense, iniciou uma reforma que mediou as lutas sociais, entre os ricos e os pobres, que moravam na Ática, na virada do século VI. Entre as medidas dessa reforma, está a abolição da servidão por dívidas no campo, o que significa o fim do:

privilégios da nobreza, que monopolizava os cargos políticos e controlava a produção do campo e a sua força de trabalho, no caso, os escravos.

mecanismo pelo qual os pequenos camponeses caiam nas mãos dos grandes proprietários fundiários e se tornavam cultivadores dependentes.

conflito entre cidadãos e plebeus, que culminou com o aumento da produção de cereais, tornando o campo uma potência nas relação comerciais atenienses.

regime servil, fato que transformou a Ática no maior exemplo de democracia, na qual todos os habitantes da região eram considerados cidadãos.

crescimento das propriedades dos nobres e o alargamento das conquistas sociais, o que resultou numa reforma agrária ampla, geral e irrestrita.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

É correta a alternativa B, já que a escravidão por dívidas era uma forma dos grandes latifundiários tomarem a força de trabalho dos camponeses, de modo que esta instituição concentrava fortemente a renda e aprofundava as desigualdades na Grécia.

Abolir esta instituição não era o mesmo que abolir a escravidão, que continuava a ser praticada sobre os povos conquistados e sobre escravos adquiridos por compra, mas era uma forma de pelo menos tornar menos comum esta prática dentre os gregos, o que tornava a sua política mais eficiente, já que mais pessoas tinham as suas liberdades garantidas.

Perguntas interessantes