Português, perguntado por Ecomir, 1 ano atrás

Me ajudem por favor? Preciso pra segunda-feira!
Leia o texto a seguir e responda à questão:

Tendo em vista que as empresas com maiores impactos sociais são da indústria do petróleo, da eletricidade e gás, em consequência são essas mesmas que mais investem e divulgam ações e balanços sociais.
Também é de conhecimento nacional que essas maiores empresas são estatais e que essas mesmas organizações se encontram com alto endividamento (Eletrobrás e Petrobrás).
Ao mesmo tempo em que investem em programas sociais, atendimento aos funcionários com programas de benefícios, é possível perceber a falta de transparência e ética nesses negócios por parte de muitos executivos, que, por vezes, estão envolvidos em escândalos de corrupção.
Esse tema põe em dúvida a própria participação social nessas organizações, que, se por um lado são públicas, por outro geram impactos negativos no meio social e ambiental. Levando em conta que os produtos gerados por essas empresas são atualmente essenciais para a vida em sociedade (combustível e energia), fica explícita a necessidade de maior controle e participação social por parte da sociedade de uma maneira geral, ou seja, estabelecer um diálogo aberto e franco sobre os impactos e ações para minimizar ou compensar esses danos. Esse movimento deve partir tanto das organizações quanto dos cidadãos, já que são organizações com importante e fundamental papel social.
Nesse sentido, nota-se a complexidade do tema e os dilemas que se enfrenta, porém o Instituto Ethos desenvolveu um conjunto de indicadores e os principais temas são:
• Valores, Transparência e Governança
• Público Interno
• Meio Ambiente
• Fornecedores
• Consumidores e Clientes
• Comunidade
• Governo e Sociedade
Escolha dois desses grandes temas, faça uma breve descrição e conclua o texto fazendo uma correlação com as organizações citadas no texto (petróleo e energia).

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3
Fiz no Word e colei aqui.
Vamos escolher Valores, transparecia e governança; governo e sociedade. As empresas estatais para execução das atividades há necessidade de divulgar seus editais de concorrência pública, através de abertura de licitação, visando a contratação e execução dos serviços vantajosos, ou seja, o de menor preço. Embora no papel, a formalização do processo é realizada na maior transparência possível pelo governo, existem diversos problemas enfrentados no momento da negociação: o Interesse político partidário, o superfaturamento dos serviços, problemas da devolução do dinheiro por troca de favores de campanha, chamado de “caixa 2”.  Essas afirmações podem ser observadas com as constantes divulgações e condenações de políticos, após os escândalos de desvios de verbas recentes envolvendo várias empresas e Banqueiros. Todas as empresas estatais são obrigadas a divulgar seus balanços e gastos, no portal transparência, mas para a sociedade entender e acompanhar todo o processo há dificuldades, dado ao fato de poucos conhecerem sobre o assunto, sobre os transmites, bem como o acesso de tudo. Ademais, as divulgações não passam de números alheios ao nosso cotidiano. As considerações supracitadas se correlacionam com o texto proposto, pois compartilham do mesmo dilema, a falta de participação e controle por parte da população, o tratamento de uma estatal como instituição privada, sobretudo os gastos descontrolado do dinheiro público, levando ao saldo negativo e endividamento.
Perguntas interessantes