Química, perguntado por leahalbuquerque, 11 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR, PRECISO ENTREGAR HOJE!!

01. O que visa o estudo da
toxicocinética?
02. Um trabalhador entra em
contato com silica, benzeno,
soda cáustica e carvão quais
processos essas substâncias
sofrerão?
03. O que engloba a fase de
toxicocinética?
04. Um trabalhador que fuma
e está em contato no ambiente
do trabalho com asbesto,
possivelmente desenvolverá um
câncer pulmonar mais rápido
e de maior gravidade do quese fosse somente a fumante, ou apenas se estivesse em contato ocupacional com o mesmo. que tipo de interação toxicológica seria essa?
5 defina biodisponibilidade.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kuhako1675
2

Resposta:

de Aprendizagem - Semana 01

Como a toxicologia é a área que identifica e quantifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que elas oferecem com o objetivo de prevenir a saúde do trabalhador. O Técnico em Segurança do Trabalho tem como obrigação em estuda-la pois são estudados os agentes tóxicos de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados quanto a: aspectos físico-químicos, interação entre agentes no ambiente e no organismo, as vias de introdução, a toxicidade, a ocorrência de intoxicação em curto, médio e longo prazos, os limites de tolerância na atmosfera e no sistema biológico e os indicadores biológicos de exposição. A prevenção da intoxicação em toxicologia ocupacional pode ser alcançada em 3 etapas fundamentais que são: reconhecimento, avaliação e controle.

Atividade de Aprendizagem - Semana 02

1)Fases do processo de intoxicação

1. Exposição: Vias de introdução Agente tóxico Disponibilidade química

2. Toxicocinética: Ação do organismo Agente tóxico Diminuir ou impedir Efeito nocivo \u2022 Absorção \u2022 Distribuição \u2022 Biotransformação \u2022 Excreção

3. Toxicodinâmica: Agente tóxico Toxicidade \u2022 Adição \u2022 Sinergismo \u2022 Potenciação \u2022 antagon

4. Clínica/intoxicação: Agente tóxico Sinais e sintomas ou alterações patológicas Agente tóxico Toxicidade \u2022 Exames clínicos que comprovam o efeito nocivo no organismo

2) Absorção 9 \u2022 Passagem do AT do meio externo para a corrente sanguínea Agente tóxico Sangue Membranas 10 Absorção Quantidade de AT na exposição DOSE Vias de introdução

3) Respiratória.

Atividade de Aprendizagem - Semana 03

a) Quanto às características físicas

A classificação de acordo com a característica física é feita com base na forma física que a substância se encontra. De acordo com esta classificação, as substâncias podem ser:

\u2022 Gases: correspondem a fluidos que não possuem forma e que permanecem em estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão.

Exemplos: Monóxido de carbono (Co); ozônio (03).

\u2022 Vapores: representam as formas gasosas das substâncias líquidas e sólidas.

Exemplos: Vapores resultantes da volatilização de solventes orgânicos como: benzeno, tolueno, etc.

\u2022 Partículas ou aerodispersoides: representadas por partículas de tamanho microscópico, no estado sólido ou líquido, dispersos no ar atmosférico.

Exemplos: Poeiras, fumos, fumaças e névoas.

Atividade de Aprendizagem - Semana 04

O monitoramento biológico de exposição a agentes químicos é uma atividade que faz parte do monitoramento da saúde do trabalhador, em um grupo de trabalhadores expostos ao mesmo agente, como por exemplo, o benzeno, o chumbo, entre outros agentes tóxicos que são absorvidos no organismo. MONITORIZAÇÃO BIOLÓGICA Medição e avaliação de AT Tecidos Secreções Excreções Ar exalado Avaliação do risco 17 MONITORIZAÇÃO BIOLÓGICA Para a avaliação da MB INDICADORES BIOLÓGICOS exposição seletivo efeito Indicadores de exposição 18 INDICADORES BIOLÓGICOS \u2022 Estima-se a intensidade da exposição \u2022 Correlaciona com a exposição ambiental \u2022 Pressupõe a toxicocinética do AT 19 MONITORIZAÇÃO BIOLÓGICA Determinação de xenobiótico em amostras = INDICADORES BIOLÓGICOS Imagem 9 Imagem 8 Imagem 10 20 Indicador seletivo INDICADORES BIOLÓGICOS \u2022 Determinado diretamente na amostra \u2022 Não é biotransformado 21 Indicador seletivo: INDICADORES BIOLÓGICOS Exemplos Xenobiótico Amostra Exposição ambiental Ác. tricloroacético urina Ao tolueno Triclorocompostos urina Ao tricloroetano Ác. metil-hipúrico urina Ao xileno Cádmio sangue Ao cádmio 22 Indicador de efeito INDICADORES BIOLÓGICOS \u2022 Alterações no organismo \u2013 ação do AT \u2022 Diagnóstico de doença (ponto específico) 23 INDICADORES BIOLÓGICOS 1. Caracterização de risco 2. Monitorização biológica do trabalhador 3. Uso de indicadores biológicos No ambiente ocupacional 24 \u2022 No ambiente ocupacional: SANGUE URINA AR EXPIRADO Presença da substância no ambiente Presença da substância ou metabólito Investigação clínica positiva/doença.

Atividade de Aprendizagem - Semana 05

1) a) Beriliose belírio (poeira ou vapor)

b) Silicose: Silicose sílica (pó de mármore)

c) Dermatite alérgica de contato: Alteração das mucosas, pele e anexos

d) Asbestose: amianto (asbesto)

e) Bissinose Partículas orgânicas algodão, linho

2) A pneumoconiose é uma doença ocupacional, causada pela inalação de partículas de pó mineral, geralmente durante o trabalho. Na verdade, são várias doenças diferentes, na dependência do agente causador, que têm em comum o fato de danificarem os pulmões. Existem vários tipos de pneumoconiose, sendo cada uma causada por um tipo diferente de pó mineral:

Asbestose: causada pelo pó de amianto, extraído de depósitos subterrâneos e utilizado em isolamentos, tetos, materiais à prova de fogo, azulejos, lonas de freio e outros produtos, afetando mineiros, trabalhadores da construção civil ou naval, etc.

Perguntas interessantes