História, perguntado por SpringGirlOficialFna, 5 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR! PRECISO ENTREGAR ESSA PROVA HOJE!


Considere as afirmações abaixo sobre o Período Imperial brasileiro (1822-1889).

I. O Primeiro Reinado caracterizou-se pelos constantes conflitos entre o Imperador e as elites do País, tendo em vista que D. Pedro I praticamente governou de forma autoritária, desconsiderando o Legislativo.
II. O Segundo Reinado foi um período de grande estabilidade política da história imperial, pois o imperador D. Pedro II ficou quase 50 anos no poder, governando com o apoio de um só partido, o Partido Conservador.
III. Dentre os fatores que contribuíram para a crise do regime imperial, podemos elencar o conflito do Imperador com o Exército, a crise entre a monarquia e a Igreja e, por fim, a abolição da escravidão, que levou a elite cafeicultora fluminense a romper politicamente com a monarquia.
IV. O período regencial marca um momento de grande instabilidade politica. Devido a vacância da cadeira imperial diversos conflitos eclodiram no Brasil.

Estão CORRETAS apenas as alternativas:

a) I e II.
b) II, III e IV.
c) I, III e IV.
d) I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, é correta a alternativa C. II é falsa pois no Segundo Reinado havia a alternância do poder entre o Partido Conservador e o Partido Liberal, com Dom Pedro se aproximando e se afastando em diferentes épocas de cada um destes partidos, tendo sido mais próximo do Partido Liberal no começo do governo e mais próximo do Partido Conservador no final.

As demais afirmativas caracterizam corretamente os conflitos que marcaram o Primeiro Reinado, tendo Dom Pedro I se tornado cada vez mais indesejável para as elites nacionais, o Período Regencial, marcado pelo separatismo e revoltas populares, e a Crise do Império, que terminaria com a Proclamação da República em 1889.

Perguntas interessantes