Me ajudem por favor pls :)
comente os pontos positivos e negativos implantados por Lenin na Rússia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
em 1902. No texto, o revolucionário traça um plano de ação derivado de um partido unificado, no qual todos exerceriam um papel de acordo com o que fosse previamente decidido. E foi justamente esse ponto o causador de uma ruptura no Partido Social Democrata Russo. “Lênin defendia que só poderia ser filiado ao partido quem participasse ativamente dos trabalhos propostos. Ele queria colocar uma fronteira clara em quem era membro do partido e quem não era”, explica Coggiola.
Seu colega Julius Martov, por outro lado, queria um partido tradicional, que aceitasse filiados com outros interesses. Assim, diz Coggiola, Lênin coordenou os bolcheviques, grupo que detinha os filiados mais radicais e que aceitavam sua ideia de centralismo democrático, enquanto Martov liderou os mencheviques, que “eram mais relaxados em relação às próprias normas e tinham uma aliança com a burguesia liberal, que não queria fazer a revolução”, conta o professor, que vê nos mencheviques uma forma de reivindicação tolerante em relação ao governo, o que mostrava a fragilidade política do grupo.
O que se seguiu foram anos de forte repressão política no país e um crescimento econômico seguido de tensões internacionais. “O regime que havia sido considerado revolucionário acabou se transformando em uma ditadura monstruosa que perseguiu opositores e matou pessoas”, afirma o professor. O governo de Stálin durou 29 anos e, apesar de violento, transformou a URSS em uma potência mundial e deu ao país um papel decisivo na derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Na sequência, o governo de Nikita Sergueievitch Krushev foi marcado pela crise dos mísseis de Cuba, pela construção do Muro de Berlim, por erros políticos e pela desorganização econômica, herdada depois por Leonid Ílitch Brejnev. Ao longo dos 18 anos em que esteve no poder, Brejnev teve que equilibrar a estagnação econômica e os gastos com a corrida armamentista contra os Estados Unidos.