Filosofia, perguntado por dardidias2012, 9 meses atrás

Me ajudem por favor...
Pense e resolva:
a- Qual é o ponto de partida do existencialismo?
b- Que tipo de problema enfrentaria a pessoa caso Deus não existisse?
C- O que faz do homem um ser livre ou um ser de liberdade?
d- Por que o homem é um ser condenado a ser livre?
e Em que sentido "ser livre" nos traz problema?
f. Por que ninguém pode se desculpar dos atos praticados?​

Anexos:

davegrohl2006: Responderei aqui pelos comentários caso me falte espaço nos caracteres, tá legal?
dardidias2012: Tudo bem
davegrohl2006: e) No sentido moral e comportamental que afete uma outra pessoa. No caso, a minha liberdade implica na limitação do meu agir livre com a ação livre do Outro. Então, essas regras morais fazem com que a minha ação seja condicionada a não afetar de forma negativa o Outro e me obriga a ser mais responsável ainda por minhas ações.
davegrohl2006: f) Pelo fato de que somos responsáveis diretamente por tudo que fazemos, ou seja, se cometemos algum homicídio, a culpa não foi de Deus, nem do Satanás ou alguma divindade que seja; matamos porque queriamos matar e pronto! Outra coisa: a liberdade de suas ações implica sempre na preocupação com o Outro de modo que, suas ações foram cometidas por que você quis assim, e não pelo medo das consequências que suas ações podem trazer!
davegrohl2006: Boa Sorte e espero ter ajudado!
dardidias2012: muito obrigada

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
1

Resposta:

a) A existência! O ponto de partida para o Existencialismo é a ausência de um fator essencial que nos determine enquanto natureza humana, ou seja, o que nos define enquanto seres humanos é a possibilidade de construirmos nossa existência a partir de nossas escolhas e assumir nossas fraquezas como sendo "dádivas" humanas (angústia, desamparo, solidão...) .  

b) A responsabilidade por todos os seus atos desde os mais beneficentes até aos mais malévolos. Deus nesse caso, não seria a razão para aqueles que agem em troca de salvação para suas almas já que na ausência de Deus, o ser humano teria que encarar-se a si mesmo enquanto um ser abandonado à própria sorte e admitir sua responsabilidade tanto de si quanto do Outro (das pessoas em geral)

c) É o fato dele agir conforme aquilo que ele mesmo determinou para si sem que não haja algum fator externo para as suas "escolhas" ou seja, a partir do momento em que ele escolhe, ele está exercendo sua liberdade enquanto ser, já que, a liberdade não é uma exterioridade do ser humano, mas ao contrário, é a liberdade que condiciona a sua própria existência.

d) Porque por mais que ele tente se colocar como um sujeito alheio ou subordinado a tudo, a liberdade é a sua existência, seu íntimo. Nesse caso, o fato dele ser sozinho no mundo e entregue ao infinito de possibilidades, não lhe restará nada para se apegar ou se apoiar se não sua própria liberdade. Então, ele é condenado a ser livre porque não consegue fugir da liberdade mesmo que opte por más escolhas.


dardidias2012: Muito obrigada!!!!
Perguntas interessantes