ENEM, perguntado por julianembaierle, 4 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR OBRIGADO
2) Como são os quilombos nos dias de hoje?


3) Quais são as principais comunidades quilombolas do Brasil?

4) Quais são os direitos dos quilombolas?

5) Qual sua cultura e suas influencias na nossa sociedade?

Soluções para a tarefa

Respondido por jhaneoliver
0

Resposta:

2) Como são os quilombos nos dias de hoje?

Ainda hoje existem comunidades quilombolas que resistem à urbanização e tentam manter seu modo de vida simples e em contanto com a natureza, vivendo, porém, muitas vezes em condições precárias devido à falta de recursos naturais e à difícil integração à vida urbana e não tribal.

3) Quais são as principais comunidades quilombolas do Brasil?

Os estados brasileiros com o maior número de comunidades remanescentes de quilombos são Bahia, que possui 229 quilombos cadastrados; Maranhão, com 112; Minas Gerais, com 89; e Pará, com 81 comunidades quilombolas cadastradas|2|.

4) Quais são os direitos dos quilombolas?

Quilombolas ainda lutam pelo reconhecimento e efetivação de direitos básicos, como acesso à saúde, educação, moradia e terra, entre outros.

A Constituição Brasileira de 1988, no artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), consagra às comunidades de quilombolas o direito à propriedade de suas terras.

5) Qual sua cultura e suas influencias na nossa sociedade?

Apesar da diversidade de origens culturais, alguns traços gerais da cultura africana estão presentes nos quilombos, além do sincretismo religioso das religiões afro-brasileiras, que misturam o tradicional culto aos orixás com o catolicismo, e a culinária, danças, festas.

Explicação:

Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil. Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca. No entanto, os quilombolas sofrem com a dificuldade no acesso à saúde e à educação.

Perguntas interessantes