Geografia, perguntado por Lileloka, 9 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!

O urânio é um mineral metal radioativo encontrado em diversos pontos da superfície terrestre, utilizado para produzir uma energia limpa, porém não renovável, que provoca menor impacto ambiental. Mas todo cuidado deve ser tomado, pois, se ocorrer algum acidente pode provocar danos irreversíveis à sociedade e à natureza. Explique dois danos que podem ocorrer caso aconteça um acidente em uma usina nuclear.

Soluções para a tarefa

Respondido por julioalmeida7329
1

Resposta:

Essas substâncias contaminam plantas, rios, os animais e as pessoas em volta. Os dois elementos mais perigosos e preocupantes em um acidente são o iodo radioativo e o césio, subprodutos da fissão nuclear do urânio. O césio, inclusive, se desintegra e dá origem ao Bário 137m (por isso o nome césio-137) e passa a emitir radiações gama, que são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, invadindo as células do organismo e podendo levar até à morte.

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por CLPC
0

Resposta:

Explicação:

O acidente mais grave que pode ocorrer em uma usina nuclear é a liberação de material radioativo para o ar-terra-água. Nunca uma usina poderá explodir tal qual uma bomba atômica. Por uma razão simples o combustível usado na usina tem uma concentração do material físsil bem inferior do que a usada em uma bomba nuclear. Ou seja, o urânio que se presta a fissão nuclear (reação química com quebra do núcleo de um átomo com a liberação de grande quantidade de energia) no reator de uma usina, o urânio 235, tem uma concentração em torno de 3 a 5%. Enquanto para aplicações militares ultrapassa 85%.

Perguntas interessantes