Sociologia, perguntado por MariaJoséttt, 1 ano atrás

ME AJUDEM POR FAVOR.
O tema sobre etnia e multiculturalismo nos faz compreender a ausência de uma interpretação, ou de uma ciência, dentro da nossa história ocidental, que leve em consideração o conhecimento desenvolvido pelo movimento negro no Brasil Como cita o autor Fausto Antônio, o Brasil é marcado pelo "Totalitarismo da branquitude". Nessa perspectiva, examine nossa história e descubra quais as teorias, que tipos de conhecimentos, que produções possuímos, que foram frutos do esforço de autores negros no Brasil e mostre qual a relevância dessas produções na compreensão do que é a identidade do brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2
Boa tarde!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

Nossa cultura teve sua construção baseada a partir de uma série de contribuições de outros povos, e, a partir do processo de relação nacional entre a cultura negra vinda da África. 

Partindo deste ponto, é interessante observar que autores como Machado de Assis e Maria Firmina dos Reis tiveram muita importância nesse processo de desenvolvimento histórico, dialogando com a literatura através da vivência de nosso povo, vale ressaltar que Firmina foi considerada a primeira afrodescendente a elaborar uma obra literária no Brasil. 

Por fim, além desses dois apresentados, escritores como Elisa Lucinda, Cruz e Sousa, Carolina Maria de Jesus também tiveram grande papel no processo de formação da identidade literária afrodescendente. 

Espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Perguntas interessantes