ME AJUDEM, POR FAVOR!
Nos estudos da Semiótica, a imagem tem um papel de destaque. A sociedade está sendo constantemente bombardeada por imagens, desde o momento em que começa o dia até o momento em que ele acaba, estando estas cheias de significados. Dessa forma, é possível falar que a imagem tem sido objeto de investigação em diversas perspectivas teóricas e com diferentes enquadramentos empíricos (MOTA-RIBEIRO, 2010). No gênero jornalístico não é diferente. Nele, a imagem é um importante recurso para a criação de significado. É possível falar da escolha da imagem que vai ocupar uma capa de jornal ou revista, que carregará o significado, juntamente da composição da página, que vai buscar entreter, persuadir ou informar seu público (OLIVEIRA e GAGLIARDI, S./D).
Diante disso, observe a imagem a seguir, retirada da capa do Jornal I de abril de 2015, sobre a crise dos refugiados na Europa, e faça uma reflexão sobre o seu significado usando os princípios da Semiótica da Imagem de Barthes utilizadas por Joly.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A imagem é composta, no centro superior, por um barco de plástico no meio da água e dois homens brancos segurando uma corda com uma boia salva-vidas. No centro, dentro do mar e agarrado à corda, é possível ver um homem de cor negra. O restante da capa é composto pelo título Esta vida vale o mesmo que a nossa, ao fundo, e, no canto dreito, o texto sobre o número de pessoas que morreram afogadas no mar Mediterrâneo.
Em relação à mensagem plástica, é possível perceber que as cores da edição conseguem destacar o mar verde e frio do Mediterrâneo para além da cor do barco e da boia, contrastando com os personagens presentes. O fato de aparecer só uma ponta do barco e todo o resto da fotografia terminar com o mar nos dá uma ideia de continuidade e de dimensão, de grandiosidade, e em como os personagens da imagem são pequenos comparados ao oceano feroz e perigoso.
O enquadramento da foto também tem sua importância na criação do significado. O ângulo escolhido foi o superior, o que contribui para a percepção de luta e sofrimento dentro da água. Se o ângulo fosse outro, a percepção da imagem provavelmente não seria a mesma. Em relação à mensagem icônica, a imagem por si só já é bastante impactante, nos remetendo ao povo branco europeu e ao negro pobre, que luta pela vida. Com o texto, ainda conseguimos perceber que a Europa continua sendo a terra dos sonhos de muita gente, mas que, apesar de ser considerada de primeiro-mundo, a crise dos refugiados contribui para demonstrar suas falhas. Apesar de todos os avanços, ainda existe muito preconceito para com os povos negros e mulçumanos. Aqui, o europeu continua sendo um povo superior. A imagem choca quem percepciona a mensagem, trazendo para perto uma realidade que, até então, passava ao lado.