me ajudem por favor necessito saber quais são as principais conjunções das orações subordinadas adverbiais comparativa, conformativa, proporcional e temporal por favor
as principais conjunções de cada uma
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
As orações subordinadas adverbiais são as orações que excercem função de advérbio em relação à oração principal. É muito comum haver verbos e outros termos elipticos nestes e em outros tipos de oração. São orações do período composto sindéticas (possuem conjunção). São ligadas à oração principal através da conjunção subordinativa.
Por estas orações atribuirem uma circunstância à oração principal, são adverbiais. É raro encontrar períodos que podem ser transformados em compostos por orações adverbiais, porque são poucos verbos que possuem o mesmo radical que o advérbio (orações fixas). Por exemplo, não há verbo relacionado ao advérbio ontem, logo, não se tem oração subordinada com este advérbio. Já o advérbio de manhã, possui o verbo amanhecer, logo, é clara a trasformação:
Faço tudo de manhã. - Período simples Faço tudo quando amanhecer. - Período composto
O oposto também ocorre, em certas orações é impossível haver advérbio ou locução adverbial que tenha o mesmo significado que a oração subordinada. Por estes fatos, a oração subordinada adverbial é a menos característica, mas a mais significativa. De acordo com a circunstância estabelecida, elas são divididas: Oração subordinada adverbial concessiva, Oração subordinada adverbial condicional, Oração subordinada adverbial conformativa, Oração subordinada adverbial consecutiva, Oração subordinada adverbial final, proporcional, Oração subordinada adverbial temporal, Oração subordinada adverbial comparativa e Oração subordinada adverbial casual.
Espero ter ajudado
bymarques:
olhe as conjunções que eu diga são as palavras em que se refere.... tipo
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás