ME AJUDEM POR FAVOR! NÃO ESTOU CONSEGUINDO.
Os antibióticos são medicamentos usados há muito tempo para combater doenças causadas por bactérias.Muitas vezes, no entanto, um antibiótico deixa de fazer efeito por que as bactérias que causam a doença mostram-se resistentes a ele.Explique o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos com base.
a) Nos princípios do uso e desuso e da transmissão das características adquiridas.
b) Nos princípios da seleção natural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os antibióticos são medicamentos muito utilizados atualmente, mas concomitantemente à este uso está evidente o uso inconsciente desta classe de medicamento, o que pode desencadear perigosos fatores de resistência bacteriana não somente para quem usa, mas para a população no geral.
a) Quando utiliza-se antibióticos por períodos menores do que o indicado, ocorre que as bactérias mais fortes em nosso organismo sobrevivem à sua ação, tendo em vista que as doses administradas não foram suficientes.
Essas bactérias que sobreviveram adquirem, naturalmente, genes de resistência à este antibiótico ao qual ela sobreviveu, e estas informações ficam armazenadas em seu plasmídeo.
Assim, quando duas bactérias trocam material genético por meio da conjugação, esse fator de resistência pode ser transmitido, originando assim bactérias resistentes e aumentando o risco de infecção.
b) Seguindo Darwin, resumidamente, os organismos com maior capacidade ou sucesso em adaptar-se ao ambiente possuem significativamente mais chances de sobreviver, e é o que fica evidenciado na resposta anterior, quando apenas as bactérias mais fortes sobrevivem às doses do antibiótico, mesmo que esta seja insuficiente.
Resposta:
Com base nos pensamentos Lamarckistas "uso e desuso" "tornar" "adquirir", as bactérias não eram resistentes ao antibiótico, mas se tornaram por serem expostas ao antibiótico, adquirindo resistência.
Com base nos pensamentos Darwinianos, a seleção natural quem atua, o ambiente vai selecionar aqueles mais aptos e transmitir suas características ao seus descendentes, no caso as bactérias que já eram resistentes ao antibiótico sobreviveram, enquanto as sem resistência, morreram.