História, perguntado por clarinhazin5, 6 meses atrás

Me ajudem por favor, não consigo responder ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ARMYBR363
1

Resposta:

Não da de enchergar direito


clarinhazin5: "O congresso do Panamá foi um evento importante para compreendermos o pano-americanismo originado no período das independências das colônia hispano-americana. Segundo o texto, pq tanto o Congresso como as ideias pano-americanismo não devem ser entendidos como "sonhos" ou utopias"
Respondido por espectrophd
3

Resposta:

Explicação:

No ano de 1826, o Congresso do Panamá reuniu representantes do México, Peru, Grã-Colômbia, das Províncias Unidas de Centro-América e Estados Unidos. Na reunião, pretendia-se concretizar o ideal de unidade política entre os povos hispano-americanos com o estabelecimento de uma força militar comum e o fim da escravidão em toda a extensão continental. A proposta foi encabeçada por Simon Bolívar, um dos mais atuantes líderes da independência da América Espanhola.

Contudo, o ideal pan-americanista de Simon Bolívar foi refutado por três importantes nações da época: o Brasil, Os Estados Unidos e a Inglaterra. O recém-formado Império Brasileiro não tinha interesse em apoiar os ideais liberais e republicanos oferecidos por Simon Bolívar. Ao mesmo tempo, não tinha interesse em dar fim à escravidão no país, tendo em vista o interesse central que os latifundiários brasileiros tinham na manutenção da ordem escravocrata.

O fim da escravidão era um ponto que desagradava os interesses políticos norte-americanos, que ainda dependiam maçicamente desse tipo de mão-de-obra para desenvolver sua economia, principalmente na porção sul. Somado a tal fator, os Estados Unidos não tinham bons olhos ao ideal pan-americanista na medida em que ainda pretendia expandir seus domínios territoriais. No caso inglês, a integração americana ameaçava o projeto de hegemonia econômica a ser implantado no continente.

Dessa maneira, a proposta pan-americana oficializada durante o Congresso do Panamá acabou sendo abafada pela oposição das nações citadas. Com o passar do tempo, observou-se que a questão lingüística ou o passado colonial em comum não serviram de sustentáculo para a implementação do ideal defendido por Simon Bolívar. Com isso, a possibilidade lançada nessa importante reunião interamericana não conseguiu sair do papel.

Perguntas interessantes