Artes, perguntado por nightosphere, 11 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR Levantem, pelo menos, 3 pontos sobre arte urbana. O que torna a arte urbana relevante a ponto de ser considerada como possível tema de redação do ENEM?

Soluções para a tarefa

Respondido por belaanaflavia
6

Resposta:

A Arte Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo.  

A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Para os artistas, a arte de rua não precisa de tempo, espaço, movimento cultural ou de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua, pois, essa é a maneira que ela acontece, nos locais menos esperados: nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados.

Além disso, a arte de rua comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas. Os maiores exemplos são as pinturas e o grafite.

Explicação:

Admitir as manifestações dos sujeitos sociais na cidade, as ocupações, os usos, as formas de expressão cultural, para além das formalizações, é entender e valorizar o uso e democratização da cidade, à luz do Texto Constitucional que preleciona ser dever do Estado a garantia do pleno exercício dos direitos culturais por todos, apoiando e incentivando a valorização e difusão de manifestações culturais, conforme seu artigo 215.

É necessário reconhecer que as ruas são espaços constantes de construção de novos direitos. Ouvir o saber das ruas através da arte urbana é dar visibilidade e legitimidade às formas de vivência e expressão na cidade que consistem em efetiva participação política dos sujeitos na formação do patrimônio cultural urbano.

A cidade é o lugar da produção do bem comum, de sentimentos e anseios que só se concretizam na diversidade que a vida urbana oferece. O Direito à Cidade nada mais é do que o direito à vida urbana, ao uso pleno dos seus caminhos. Através da arte, da disputa das narrativas, os sujeitos coletivos enfrentam o urbanismo – criador de uma cidade legal e de outra marginal –, na busca por identidade, autonomia, participação e direitos.


nightosphere: amor vc não respondeu a segunda pergunta, me ajuda plmdd akakskwk
Perguntas interessantes