Artes, perguntado por NickMees, 1 ano atrás

ME AJUDEM POR FAVOR !!!!!!!!

Leitura sobre a imagem: " Independência Ou Morte - Obra De Pedro Americo - 1888 ".

* Faça um comparativo da realidade com a imagem mostrada :

1 - Cavalos
2 - Uniformes
3 - Carreteiro
4 - Guarda De Honra
5 - Riacho Do Ipiranga
6 - A Figuara De D. Pedro

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Dodokey
23
No quadro, foram pintados cavalos, utilizados por guardas e pelo D. Pedro, mas eles utilizavam burricos, pois eles são mais fortes e resistentes para as subidas e para carregar as bagagens; o uniforme utilizado pelos guardas, que foi retratado como uma farda branca, naquela época não existia, provavelmente estavam com roupas sujas e velhas por causa da longa viagem; o Riancho do Ipiranga, que foi retratado muito próximo dos guardas e de D. Pedro, estava a vários Km de distância; D. Pedro I,que foi retratado como um herói poderoso em seu cavalo branco e muito arrumado também com sua farda, estava montado em um burrico com roupas sujas. Há historiadores que afirmam que D. Pedro passava mal, o que seria um motivo a mais para estar com a roupa suja.


Do "carreteiro" eu não sei a resposta, espero ter ajudado.

NickMees: Muito Obrigado, e a respeito do '' CARRETEIRO " são as pessoas no lado da foto, as que carregavam as coisas dos superiores ( tipo escravos)
Respondido por Suzi072022
0

A obra Independência ou Morte (1888) de Pedro Américo marcou a pintura acadêmica no Brasil. Retrata uma perspectiva ensaiada do “grito do Ipiranga”, com a figura de D. Pedro I em destaque, uniformizada e com uma espada em punho em ação combativa.

O uso de vários cavalos e da guarda real dão importância ao evento retratado. Além disso, o carreteiro passando ao lado da cena aponta como o processo de independência foi conduzido pela elite, enquanto a população assistia marginalizada.

Contexto histórico

Essa obra foi comissionada a Pedro Américo na intenção de repaginar a imagem do Império brasileiro, que era questionado por vários setores da sociedade.

Foi o período pós-Guerra do Paraguai (1864-1870), que ajudou a ascender o movimento republicano, e da legislação abolicionista que, apesar de favorecer os escravistas, os deixava inquietos pela falta de indenizações mais robustas pelas cartas de alforria.

Esta obra de Américo foi utilizada para a construção de uma identidade nacional brasileira e, mesmo com a República, o 7 de setembro de 1822 se manteve como data da formação nacional do país.

Sobre a Independência do Brasil, confira: https://brainly.com.br/tarefa/3055683

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes