História, perguntado por thieloocsantos, 7 meses atrás

me ajudem por favor gente

1) Explique o que foi a expansão Marítima ocorrida durante os séculos XV e XVI.


2) Os países pioneiros no processo de expansão marítima foram:

a) Portugal e Holanda

b) Portugal e Brasil

c) Portugal e Espanha

d) Portugal e França


3) Um dos objetivos da expansão marítima era a busca de:

a) comércio

b) metais preciosos

c) açúcar

d) madeira


4) O que era o mercantilismo?


5) Explique a importância dos ventos alísios na navegação.


6) O século XVII foi o século da pirataria. Explique essa frase, mostrando qual era o papel dos

corsários nas grandes navegações marítimas.


7) As treze colônias fundadas por ingleses na América do Norte deu origem a/o:

a) Inglaterra

b) França

c) Brasil

d) Estados Unidos


9) Qual a diferença da colonização portuguesa e espanhola na américa?


10) Explique:

a) Ibéricos

b) Corsários

c) Metalismo

d) Colbertismo

Soluções para a tarefa

Respondido por ferraza820
1

Resposta:

1) Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente. Isso ocorreu, detre outros motivos, devido à crises do feudalismo.

2) alternativa C)

Portugal foi o reino pioneiro da expansão marítima, lançando seus primeiros navios ao mar ainda no século XV. A Espanha se insere nessa empreitada no final do século XV, estendendo sua expansão por todo século XVI. Em seguida, Holanda e Inglaterra inauguraram as expansões marítimas tardias, durante o século XVII.

3) altenativa B)

O sistema econômico utilizado na época era o Mercantilismo

O sucesso das monarquias nacionais estava atrelado à quantidade de metais preciosos que estas possuíam (metalismo). Por isso, quando passaram por um momento de escassez desses metais, as potências europeias decidiram enfrentar os mares em busca de ouro e prata.

4)  O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos. E suas principais características eram: controle por parte do Estado, no caso a monarquia, da economia; balança comercial favorável, ou seja,  riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar; monopólio, o governo passou a controlar  as atividades mercantis e manufatureiras, tanto na metrópole como nas colônias; protecionismo, que significa proteger o mercado interno de um país; metalismo, que defendia a ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem.

5) Um dos mais importantes movimentos realizados pelas massas de ar são os ventos alísios, que atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta.

6) A frase está se referindo que no século XVII, época das grandes navegações, muitos monarcas permitiam que os piratas pilhassem navios de outra nação, mas esses piratas recebiam um nome especial: corsário (do italiano corsaro, comandante de navio autorizado a atacar navios)

7) alternativa D)

9) A colonização portuguesa foi mais dependente de mão de obra escrava africana que a colonização espanhola, que usou muito mais a mão de obra nativa. Em termos relativos, o tratamento dos povos nativos por parte dos espanhóis foi também bem mais cruel que da parte dos portugueses, que tentaram com mais afinco integrar os povos nativos em seu esforço de colonização, enquanto que os espanhóis os exploravam de maneira bem mais pesada.  Outro ponto de diferença é o fato de que os espanhóis rapidamente descobriram ouro e pedras preciosas em seus territórios, de modo que estabeleceram este tipo de exploração bem antes dos portugueses, que somente descobririam ouro no território brasileiro ao final do século XVII, explorando-o efetivamente somente no século XVIII.

10)

a) Os povos naturais da Península Ibérica, os espanhóis e os portugueses são ibéricos.

b) Um corso, ou corsário era alguém que, por missão ou carta de corso de um governo, era autorizado a pilhar navios de outra nação, aproveitando o fato de as transações comerciais basearem-se, na época, na transferência material das riquezas.

c) O Metalismo ou Bulionismo é uma das principais características do sistema mercantilista ao lado do protecionismo. Dessa maneira, a riqueza de uma nação, segundo o conceito do metalismo, é medida através do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).

d) O Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. Teorizado e promovido por Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças do rei Luís XIV.

Anexos:
Perguntas interessantes