Matemática, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

ME AJUDEM POR FAVOR!!!
Faça a inequação:
2(x-2)/5 > x+1/2

Soluções para a tarefa

Respondido por adjemir
1
Vamos lá.

Veja, VictorHugo, que a resolução é simples.
Pede-se para resolver a seguinte inequação, cujo segundo membro não é como havíamos considerado inicialmente, pois consideramos que fosse: (x+1)/2. No entanto, o 2º membro é este: "x + (1/2)". Então, considerando desta forma, teremos:

2*(x-2)/5 > x + (1/2) ---- primeiro veja que o mmc, no 2º membro, é igual a "2". Assim, utilizando-o apenas no 2º membro, teremos (lembre-se: toma-se o mmc e divide-se pelo denominador; o resultado que der, multiplica-se pelo numerador):

2*(x-2)/5 > (2*x+1*1)/2
2*(x-2)/5 > (2x+1)/2 ------ como os denominadores são diferentes de zero, então poderemos multiplicar em cruz sem nenhum problema. Assim, fazendo isso, teremos:

2*2*(x-2) > 5*(2x+1) ---- desenvolvendo, teremos:
4*(x-2) > 5*(2x+1) --- efetuando os produtos indicados nos dois membros, ficaremos assim:

4x - 8 > 10x+5 ---- passando tudo o que tem "x' para o 1º membro e o que não tem para o 2º, ficaremos assim:

4x - 10x > 5 + 8 ---- como "4x-10x = -6x" e como "5+8 = 13", teremos:
- 6x > 13 ---- multiplicando ambos os membros por "-1", teremos:
6x < - 13 ----- isolando "x", teremos:
x < -13/6 ----- Esta é a resposta. É assim que fica no final.

Observe: quando se multiplica uma desigualdade por "-1" o sentido da desigualdade muda (o que era > passa pra < e vice-versa. Foi o que ocorreu quando multiplicamos a desigualdade acima por "-1". Você notou?).

Pronto,VictorHugo, bastou que considerássemos o 2º membro como se fosse "x + (1/2)" para que a resposta desse exatamente como está no gabarito da questão, ok? O problema foi porque, na nossa primeira resposta, consideramos que o segundo membro seria (x+1)/2; no entanto, o correto seria: "x + (1/2)", o que fez com que a resposta mudasse para "-13/6", como está no gabarito da sua questão, certo amigo?

É isso aí.
Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.

adjemir: Você poderia eliminar os parênteses antes de também antes tivesse feito o produto que estava indicado. Então, para não trabalhar "dobrado", foi por isso que só fizemos o produto por último, entendeu? Mas poderíamos eliminar antes, desde que tivéssemos feito os produtos indicados antes, ok?
adjemir: se.... em vez de "de"...
Usuário anônimo: Ok eu percebi se eliminasse os parênteses antes ia dá a mesma resposta obrigado! ;)
adjemir: Pois é. Com isso dá pra notar que em matemática todos os métodos se forem utilizados corretamente sempre levam pra mesma resposta, ok?
Camponesa: Nossa... um show de aula. Obrigada !!
adjemir: Camponesa, mais um agradecimento duplo: pelo elogio e pela aprovação da nossa resposta. Um cordialíssimo abraço.
adjemir: Veja, VictorHugo, que a resposta só será igual a "-13/6" se o 2º membro da desigualdade não for como consideramos. Veja que consideramos o 2º membro como se fosse "(x+1)/2". Mas se o 2º membro for este: x + (1/2), então a resposta vai ser mesmo "-13/6". Então eu vou editar a minha resposta e considerar o 2º membro como se fosse "x + 1/2", ok? Aguarde.
adjemir: Pronto, VictorHugo, já editamos a nossa resposta e ela agora está "batendo" com o gabarito da questão. Bastou apenas mudar o 2º membro da inequação para "x + (1/2)" e não como havíamos considerado antes, que havia sido: (x+1)/2. OK?
Usuário anônimo: Gente mais é -13 e não -13/6
adjemir: Mas você informou que o gabarito da questão dá "-13/6" como resposta. E eu fui ver que a resposta será "-13/6" se e somente se o segundo membro for "x + (1/2)", que foi o que considerei na edição da minha resposta, ok amigo?
Perguntas interessantes