História, perguntado por Ericaalmeida2005, 8 meses atrás

Me ajudem por favor !!!


Em janeiro de 1592, Brás Dias, mameluco, natural da cidade da Bahia, confessou perante a Mesa da Santa Inquisição que, durante quatro ou cinco anos, andando pelo sertão, fizera parte, junto com os gentios, de uma seita chamada Santidade, que funcionava na fazenda de Fernão Cabral, em Jaguaripe. A seita era dirigida por um índio chamado Antônio, que tinha sido criado pelos jesuítas nas missões. Entre outras coisas, esse Antônio, que era casado, batizava os próprios filhos, utilizando duas candeias acesas e um prato d água, e chamavam a si próprios com os nomes de Jesus e de Santa Maria. Nos cultos, celebrados ao pé de cruzes metidas no chão em montes de pedra, uivavam e se comportavam como macacos, sem regras nem ordem, cometendo vários deslizes heréticos. (Texto baseado em documentos transcritos de VAINFAS, Ronaldo [Org.] "Confissões da Bahia". São Paulo: Companhia da Letras, 1997.) Esse testemunho demonstra que:
a) Os missionários indígenas formados nas reduções jesuíticas reproduziam com perfeição os ritos católicos por toda a Colônia.
b) A ação dos párocos, nos dilatados sertões da Colônia, levava a que os índios internalizassem os dogmas católicos aprendidos com os jesuítas.
c) A religiosidade popular na Colônia se caracterizava pelo sincretismo e assimilava mais facilmente os aspectos exteriores do culto católico.
d) Os indígenas aceitavam livremente as regras e a ortodoxia dos preceitos do culto católico, dispondo-se a imitá-los mesmo no sertão mais bravio.
e) Os indígenas já haviam sido posto em contato com o cristianismo por meio da pregação de bispos da chamada Era Apostólica.

Soluções para a tarefa

Respondido por emanueledetonibedin
2

Letra B

Explicação:

Espero ter ajudado!


Ericaalmeida2005: Obrigaduuu❤
Respondido por limanara
4

Resposta:

c. A religiosidade popular na colônia se caracterizava pelo sincretismo e assimilava mais facilmente os aspectos exteriores do culto católico.

Explicação:

A inquisição chegou ao Brasil, no período Colonial, em 1591, um ano antes do relato apresentado no trecho na questão. As investigações dos inquisidores no Brasil ajustavam-se ao processo de evangelização empreendido pelos jesuítas muitas décadas antes. A convergência entre os preceitos da doutrina católica e os elementos das crenças indígenas e africanas acabou por compor um cenário sincrético difícil de ser retificado e controlado.

Perguntas interessantes