História, perguntado por rodrigocarlos1978, 1 ano atrás

ME AJUDEM POR FAVOR, É URGENTE........

Leia o trecho a seguir:

“Diversos analistas, como historiadores e outros pensadores, vêm ressaltando, desde os princípios do século XX, que qualquer documento ou relato é fruto da ação subjetiva de quem o concebeu e produziu, logo, sofre o ônus de não propiciar uma observação direta e imparcial daquilo que retrata”.

Fonte: OLIVEIRA, V. P. Análise Documental In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 93.

Sobre a questão da crítica externa e interna na análise documental, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa correta:


I – O pesquisador deve estar atento às características de produção e intenções de cada corpo documental, para assim analisar criticamente seu conteúdo, buscando em suas entrelinhas aqueles significados mais profundos. Esse procedimento é chamado crítica interna.


II – O documento tem validade apenas se for produzido por um órgão oficial. Caso seja um documento pessoal, ele perde a objetividade. Verificar a objetividade do documento, ou seja, se ele foi produzido por um órgão público é a crítica externa do documento.


III – A análise documental visa a construção de teorias gerais. O pesquisador não se prende no estudo do contexto de produção do documento. A história do contexto específico de produção do documento é menos importante do que a busca por aquilo que é recorrente, pois é apenas assim que o pesquisador constrói leis gerais.

A
Apenas a assertiva I está correta

B
Apenas as assertivas I e III estão corretas

C
Apenas as assertivas II e III estão corretas

D
Apenas a assertiva III está correta

E
Apenas as assertivas I e II estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por cadusouzabrasip8zdus
6

Resposta:

A alternativa correta é a I.

Explicação:

Apenas a assertiva I está correta. Segundo Oliveira (2013, p. 96) “Esse procedimento vem sendo denominado como crítica interna do documento, assim como a verificação da autenticidade deste é referida como crítica externa. Ou seja, para além da busca de uma verdade “objetiva” depositada no documento, deve-se buscar perceber seu conteúdo como um discurso produzido em um contexto específico, a respeito de um fato ou realidade abordada. É preciso entende a história da construção de cada documento.”  

Perguntas interessantes