ME AJUDEM POR FAVOR É URGENTE
alguém pode fazer um texto de gênero textual romance pra me. 30 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Romance é um gênero textual, que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. Seu surgimento e popularidade remete ao século XVIII, quando ele tomou o lugar das epopeias (longas narrativas em verso),por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece ,personagens que a realizam ,uma drama e um ponto de vista ,isto é a perspectiva do narrador. Os tipos de romance são :monofônico, polifônico ,fechado ,aberto ,vertical ou analítico, psicológico. Leia também: Conto – gênero que se caracteriza principalmente por ser uma narrativa curta .Conceito de romance
Os romances consistem em narrativas longas que podem contar as mais diversas histórias.
comuns e ser o reflexo do povo. Dessa forma, é um gênero textual que, segundo o crítico Massaud Moisés, foi porta-voz das ambições, desejos e vaidades da burguesia em ascensão, além de servir como fuga da realidade. Era, então, um espelho idealizado dessa classe. Na atualidade, a burguesia não é mais a única classe a ser representada nas obras de autores e autoras contemporâneos .Ao contrário dos poemas épicos, o romance surgiu para representar.
Ação: série de acontecimentos que se combinam para formar o enredo da obra.
Lugar: espaços físicos em que transcorre a ação.
Tempo: o “quando” da ação, as datas dos acontecimentos, ou mesmo a duração dos fatos narrados:
- Tempo cronológico: a ação respeita o tempo físico, isto é, a sequência de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos. Assim, o tempo transcorre com regularidade, com linearidade.
- Tempo psicológico: não está relacionado ao espaço, mas ao interior, à mente das personagens. É, portanto, o tempo mental, do pensamento, em que presente, passado e futuro às vezes anulam-se.
Personagens: realizam a ação:
- Personagem plana: comum e previsível.
- Personagem redonda ou esférica: complexa e imprevisível.
drama: a história narrada, o enredo.
Ponto de vista: foco narrativo, a perspectiva de quem narra:
- Narrador personagem (em primeira pessoa): participa da história.
- Narrador observador (em terceira pessoa): narra apenas o que ele observa.
- Narrador onisciente ou onipresente (em terceira pessoa): possui total conhecimento dos fatos narrados e das personagens.
Romance polifônico
O foco narrativo está sobre várias personagens. Um exemplo é o romance Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso (1912-1968), que concede o protagonismo a várias personagens. bons estudos ~.~