Sociologia, perguntado por EnsteinDoBrainly, 8 meses atrás

Me ajudem por favor..!!!!!! é urgente..
"Ágatha Felix, João Pedro Mattos, Kauê Ribeiro dos Santos, Kauã Rozário, Kauan Peixoto, Jenifer Cilene Gomes e tantas outras crianças foram vítimas do Estado, assassinadas durante operações policiais violentas em favelas no Rio de Janeiro. Foi por elas, por Marielle e por tantos outros cidadãos que o protesto #VidasNegrasImportam saiu às ruas neste domingo, 31, no Rio de Janeiro, em repúdio ao genocídio da população negra no Brasil.


Inspirado pelo movimento #BlackLivesMatter, que tomou os Estados Unidos desde a morte de George Floyd por um policial branco, o ato convocado em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio, trazia a foto do menino João Pedro, morto aos 14 anos em casa, no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo"

O trecho da reportagem, reproduzido acima, aborda o problema da violência urbana, especialmente da violência policial que assola os bairros populares no Rio de Janeiro. Seria possível relacionar esse problema social ao fenômeno social da Segregeção Urbana? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por alegr1003
2

Resposta:

Explicação:

Para entender bem, é Bom lembrar que no Brasil as primeiras favelas surgiram em razão do declínio do mercado negreiro, onde ex-escravos e outras parcelas da população acabaram se fixando em fundos de vale e encostas de morros

A segregação urbana e favelização são processos que estão relacionados, isso também vem lá do êxodo rural, pessoas que tinham acabado de sair do campo não conseguiam emprego e tinham que morar nessas localidades.

É muito comum observamos em jornais,revistas que as favelas são zonas de violência, o Rio de Janeiro é um desses casos, pessoas costumam atribuir pessoas negras como marginais e que moram nessas áreas.

pelo que entendi da pergunta, da para relacionar dessa forma.

Perguntas interessantes