História, perguntado por arthurcampos088, 11 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR, É URGENTE (20 PONTOS + 10 PELA MELHOR RESPOSTA)


Com a fragmentação e queda do Império Romano, as possessões territoriais passaram por profundas mudanças administrativas, sendo o cristianismo a liga condutora das principais sedes do mundo pós Roma. No Ocidente, os povos Francos fortaleceram a aliança com a Igreja expandindo territórios e fincando as estacas da cultura cristã na Europa Ocidental; no Oriente, na cidade de Constantinopla, houve o fortalecimento do resquício do Império Romano denominado Império Bizantino que não se curvou diante dos germanos e árabes, mantendo assim sua hegemonia. A respeito dos Impérios cristãos aqui mencionados, julgue os itens a seguir marcando C para certo e E para errado.


1. A economia bizantina baseou-se num diversificado comércio que cooperou para o fortalecimento do império. Com posição estratégica entre Europa e Ásia, a cidade de Constantinopla tornou-se o grande centro comercial, político e artístico do Oriente.

C

E


2. No âmbito político a figura do imperador bizantino era soberana, concentrando poderes nos diversos setores. No diálogo com a Igreja, o patriarca conquistou amplo protagonismo nas decisões de Estado, interferindo até mesmo nos aspectos da defesa das fronteiras e na manutenção das forças militares.

C

E


3. Como parte da expressão de fé cristã, os mosaicos que compunham o aparato artístico dos bizantinos retratavam as questões cotidianas da vida comum e, posteriormente a iconografia cristã fazendo parte dos templos cristãos.

C

E


4. A sociedade estruturada no interior da cidade de Constantinopla concedia amplos privilégios aos religiosos que, com a expansão dos árabes pelo porção oriental da África, permitiu um forte sincretismo religioso, assim como entre os cristãos e muçulmanos na Europa Ocidental.

C

E


5. O movimento iconoclasta foi um importante fator de fortalecimento dos dogmas cristãos do oriente ao reafirmar a prática de veneração às imagens como parte da vivencia cristã. No campo comercial, os monges se fortaleceram com a venda de artigos religiosos, o que comprometeu a autoridade do imperador.

C

E


6. Mesmo com o fortalecimento mútuo no que diz respeito às relações entre carolíngios e a Igreja, o corpo eclesiástico se manteve á sombra de Carlos Magno sem atuação em qualquer esfera administrativa do império.

C

E


7.A abertura administrativa promovida por Carlos Magno para otimizar o seu comando e ampliar a sua influência deu a um corpo complexo de nobres autoridade sobre propriedades rurais em troca de apoio militar.

C

E


8. Na gestão de Luiz, O piedoso o império viveu momentos de manutenção da estabilidade em constante ameaça pela disputa dos herdeiros, o que posteriormente geraria a divisão territorial e o enfraquecimento da figura central de poder.

C

E


10. O fato de os francos terem sido os primeiros Germânicos a se converterem ao cristianismo, ponto de partida para os laços estreitos que estabeleceram com a Igreja nos anos setecentos, favoreceu o projeto unificador carolíngio.

C

E


11. Após a morte de Carlos Magno, o Império Carolíngio conheceu a decadência, motivada pelas disputas territoriais entre seus herdeiros e amenizadas com o Tratado de Verdum, que dividia o Império entre Carlos, O Calvo; Luís, o Germânico e Lotário. O Tratado de Verdum teve como consequências:


a-o poder dos imperadores bizantinos sobre o Ocidente - Patriarca/Papa

b-o fortalecimento da autoridade dos monarcas na parte Ocidental

c-a reorganização do Império Romano em torno das lideranças germanas

d-o fortalecimento do poder local da nobreza feudal, diminuindo o poder central do rei.

e-o fortalecimento do poder eclesiástico sobre os nobres.


12. Embora a penetração bárbara houvesse modificado profundamente o mapa político da Europa; por muitos séculos, o sonho de uma nova unidade política permaneceu vivo. A primeira expressão concreta desse sonho coletivo foi o Império Carolíngio, constituído no ano 800. Sobre o Império Carolíngio, assinale o que for correto.


a-Carlos Magno criou seus vastos territórios, um sistema administrativo que, embora personalista e rudimentar, adequava-se à conjuntura do período.

b-O Tratado de Verdum (843) consolidou a concepção de Império Cristão, impedindo a penetração de novos invasores no território europeu.

c-Parte significativa das possessões carolíngias compunham propriedades do Império Bizantino.

d-Em conjunto com o corpo eclesiástico no alvorecer da Europa pós Roma, os carolíngios deram espaço para a cultura pagã, obrigando a Igreja e aderir a dogmas sincretizados.

e-A nova ordem formada pelos francos cristianizados distribuídos em duas dinastias, sendo os Carolíngios os mais significativos deslocou o poder da Europa central para o Mar Mediterrâneo

Soluções para a tarefa

Respondido por marienery
18

Resposta:C

C

C

E

E

E

C

C

C

D

A

Explicação:então, eu não tenho certeza, mas acho que são essas respostas. Mesmo assim, fiquei muito em dúvida no terceiro item, então não confie em mim, só estou tentando ajudar mesmo não tendo certeza.

Perguntas interessantes