ME AJUDEM POR FAVOR,É UMA PROVA VALE NOTAAA
Na segunda parte do Discurso do Método, Descartes introduz os quatro princípios elementares que são a base da sua concepção de método científico. Qual das citações a seguir corresponde à definição da Regra da Evidência? *
“[...] conduzir por ordem meus pensamentos, a começar pelos objetos mais simples e mais fáceis de serem conhecidos, para galgar, pouco a pouco, como que por degraus, até o conhecimento dos mais complexos”.
“[...] jamais aceitar uma coisa como verdadeira que eu não soubesse ser evidentemente como tal”.
“[...] fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais que eu tivesse certeza de nada ter omitido”.
“[...] dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas partes quantas partes quantas possíveis e quantas necessárias para melhor resolvê-las”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a segunda.
Explicação:
1. - A primeira regra é a evidência: não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal". Em outras palavras, evitar toda "precipitação" e toda "prevenção" (preconceitos) e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto é, o que "eu não tenho a menor oportunidade de duvidar". Por conseguinte, a evidência é o que salta aos olhos, é aquilo de que não posso duvidar, apesar de todos os meus esforços, é o que resiste a todos os assaltos da dúvida, apesar de todos os resíduos, o produto do espírito crítico. Não, como diz bem Jankélévitch, "uma evidência juvenil, mas quadragenária".
2. - A segunda, é a regra da análise: "dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis".
3. - A terceira, é a regra da síntese: "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".
4. - A última á a dos "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido".
Se esse método tornou-se muito célebre, foi porque os séculos posteriores viram nele uma manifestação do livre exame e do racionalismo.