Me ajudem por favor!!! É pra mim fazer um resumo e eu não sei por o de começar
Perspectiva Intuitiva
Segundo o comentário do pintor Albrecht Dürer a expressão perspectiva significa "ver através". Essa impressão inédita de olhar-se para uma parede pintada e parecer que se ver para além dela como se ele tivesse sido aberto uma janela para outro espaço, o espaço pictórico, era o principal efeito buscado pelos novos artistas. A pintura tradicional gótica e bizantina praticamente se restringe ao plano bidimensional das paredes produzindo no máximo um efeito decorativo o novo estilo artístico multiplicada o espaço dos interiores e com a preocupação de dar às pessoas aos objetos e paisagens retratadas aparência mais natural possível parecia multiplicar a própria vida uma arte desse tipo impressionava muito mais os sentidos do que a imaginação convidava muito mais ao desfrute visual do que a meditação interior Era uma arte que remete ao homem ao próprio homem e o induzia a uma identificação maior com o meio urbano e natural ao contrário dos estilos medievais que dispunham as pessoas e penetrar em nos universos e materiais das hostes celestiais arte renascentista portanto mantia uma consonância muito maior com o modo de vida implantado no ocidente europeu com o incremento das relações mercantis e o desenvolvimento das cidades.
Técnica do Olhar fixo
Contudo as técnicas de perspectivas introduzidas por Lúcio giotto e e pelos Mestres Franco Flamengo careciam ainda um acabamento mais rigoroso já que nem todas as dimensões do espaço retratado se submetiam a mesma orientação de profundidade sua técnica Foi por isso denominada a perspectiva intuitiva a invenção da perspectiva matemática ou "perspectiva exata" em que todos os pontos do espaço retratado obedecem há uma Norma única de projeção deveu -se com uma grande dose de certeza a Filippo brunelleschi arquiteto Florentino por volta de 1420 baseado no teorema de Euclides que estabelece uma relação matemática proporcional entre o objeto e sua representação pictórica brunelleschi instituiu a técnica do olhar fixo que observa o espaço como que através de um instrumento óptico e definir as proporções dos objetos e do espaço entre eles em relação a este o único foco visual assim o plano do quadro é interpretado como sendo uma intersecção da pirâmide visual cujo vértice consiste no olho do pintor e a base na cena retratada estabelecendo-se desse modo uma construção geométrica rigorosa cujos elementos E cujas relações são matematicamente determinados esse método obteve de imediato uma tal aceitação dos pintores por sua qualidade de lhes proporcionar total controle do espaço representado que foi denominado construção legítima ele seria aperfeiçoado pelo arquiteto Leon Battista Alberti em seu tratado de pintura D 1443 que simplificaria o trabalho do pintor propondo a elaboração da perspectiva e razão de dois esquemas básicos planta e elevação que são os dois combinados para produzir o efeito de profundidade desejado assim facilitado métodos se difundiria com notável rapidez e se tornaria uma das características fundamentais da arte renascentista e de todo o ocidente europeu até o início do nosso século.
Soluções para a tarefa
Segundo o comentário do pintor Albrecht Dürer a expressão perspectiva significa "ver através". Essa impressão inédita de olhar-se para uma parede pintada e parecer que se ver para além dela como se ele tivesse sido aberto uma janela para outro espaço, o espaço pictórico, era o principal efeito buscado pelos novos artistas. A pintura tradicional gótica e bizantina praticamente se restringe ao plano bidimensional das paredes produzindo no máximo um efeito decorativo o novo estilo artístico multiplicada o espaço dos interiores. Era uma arte que remete ao homem ao próprio homem e o induzia a uma identificação maior com o meio urbano e natural ao contrário dos estilos medievais
Técnica do Olhar fixo
Contudo as técnicas de perspectivas introduzidas por Lúcio giotto e e pelos Mestres Franco Flamengo careciam ainda um acabamento mais rigoroso já que nem todas as dimensões do espaço retratado se submetiam a mesma orientação de profundidade sua técnica Foi por isso denominada a perspectiva intuitiva a invenção da perspectiva matemática ou "perspectiva exata" em que todos os pontos do espaço retratado obedecem há uma Norma única de projeção deveu -se com uma grande dose de certeza a Filippo brunelleschi arquiteto Florentino por volta de 1420