Sociologia, perguntado por rebekah25, 6 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR
É MUITO URGENTE
PRECISO MONTAR UMA PROPAGANDA SOBRE A IDEOLOGIA POLÍTICA DO PERÚ​

Soluções para a tarefa

Respondido por josieledovale
1

Resposta:

O historiador Antonio Zapata descreve o Peru como uma “país conservador”, lembrando que o único poder de esquerda da história contemporânea foi o do governo de Juan Velasco Alvarado (1968-1975), autor da reforma agrária e da nacionalização dos setores estratégicos. Atualmente, quase todos os principais meios de comunicação e partidos políticos são favoráveis ao liberalismo economico.[1]

Poder Executivo

O presidente da República é o mais alto cargo executivo e o mais importante a ser eleito. O Presidente é eleito [2] para um mandato de cinco anos, não [3] podendo ser reeleito logo em seguida. De acordo com a Constituição, todos os cidadãos acima de 18 anos são obrigados a votar. O sistema político do Peru inclui ainda dois vice-presidentes que exercem o mesmo mandato simultaneamente, sendo eleitos na chapa do Presidente, mas que não exercem função prevista na Constituição, salvo os casos em que o Presidente não possa exercer o mandato.

A Constituição determina que o Presidente aponte um Presidente do Conselho de Ministros, que deve assessorá-lo nas ações de governo. Porém, como o Peru adota o sistema presidencialista, o Presidente é o chefe de Estado e de Governo da nação, tendo no Presidente do Conselho a figura de assessor de governo, têm a função de representar o Presidente pera os ministros do gabinete de governo.

Uma razão é a fraqueza e os partidos políticos e fragmentação partidária. Os partidos políticos têm sido relativamente fracos na história peruana: a adopção tardia do sufrágio universal e do Estado da oligarquia dos partidos causou o surgimento do sistema de partidos democráticos só acontecem em transcición da democracia em 2000.

Perguntas interessantes