História, perguntado por numezmarialuiza, 4 meses atrás

Me ajudem por favor é muito urgente por favor ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mariavirginiaurbanog
1

Resposta:

1)-O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.

Nesse atentado, o herdeiro do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Fernando Carlos Luís José Maria de Áustria-Este (1863 – 1914) e a sua esposa, a duquesa Sofia Maria Josefina Albina de Chotek (1868 – 1914), foram assassinados.

2)-se dividiu em duas fases específicas: a Guerra de Movimento e a Guerra de Trincheira. Essa última fase ficou mais conhecida, porque foi mais longa, ocorreu entre os anos de 1915 a 1918.

Em setembro de 1914, ocorreu uma batalha em águas brasileiras. Alemães e britânicos se enfrentaram na região do Arquipélago de Trindade, que fica a cerca de 1.200 km da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, que fica na região Sudeste do Brasil.

3)-Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. ...

Tríplice Entente: Inglaterra (ou melhor, Grã-Bretanha), França e Rússia. ...

Impérios Centrais: Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária.

Aliados: Sérvia, Rússia, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Japão, Itália, Romênia, EUA, Brasil.

Respondido por Leiteiro
0

Resposta:

1) O imperialismo europeu - as rivalidades geradas pela expansão territorial e política sobre os continentes africano e asiático a fim de enriquecimento e de desenvolvimento industrial das potências europeias foram responsáveis por transformar a Europa num verdadeiro "barril de pólvora", prestes a explodir a qualquer momento, o que acabou acontecendo em 1914.

2) A Primeira Guerra Mundial geralmente é dividida em três fases:

Guerra de movimento (1914), caracterizada pela mobilização de tropas para as fronteiras dos territórios em conflito - foi marcada pelo Plano Schlieffen, pelo qual a Alemanha pretendia concentrar suas forças na frente ocidental com o intuito de cerca e derrotar a França, e pela Primeira Batalha do Marne, pela qual as forças franco-britânicas contiveram o avanço alemão;

Guerra de trincheiras (1915-1917), caracterizada pelo estacionamento das tropas em posições entrincheiradas, impedidas de avançar devido o avanço significativo das tecnologias militares, como metralhadoras e tanques - sem grande avanços ou vitórias decisivas em ambos os lados, essa fase foi marcada pelas batalhas navais, como a Batalha da Jutlândia (a maior batalha naval da guerra), e pela adoção da guerra submarina irrestrita pelos alemães que alteraria drasticamente o curso do conflito;

Fase final ou Nova guerra de movimento (1917-1918), caracterizada pela mudança nos blocos adversários, principalmente com a saída da Rússia da guerra (em razão de uma guerra civil que começava, a Revolução Russa) e a entrada dos EUA ao lado dos Aliados - marcada pela ofensiva alemã de 1918 que quase alcançou Paris foi sucedida pela ofensiva dos Cem dias, após a vitória aliada na Segunda Batalha do Marne que acabou culminando na vitória aliada e na rendição dos alemães.

3) Os grupos adversários foram inicialmente:

Tríplice Aliança (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Itália); e

Tríplice Entente (Império Britânico, Império Russo e França).

Iniciado o conflito, a Itália nunca chegou a declarar guerra aos países da Entente, entrando na guerra ao lado dos Aliados em 1915; o Império Otomano, assinou um acordo secreto de aliança com a Alemanha e declarou guerra aos Aliados em outubro de 1914.

A Tríplice Aliança passou a ser chamada Potências Centrais (ou Impérios Centrais), unindo Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano. A Bulgária entrou na guerra ao lado da Alemanha ao fim de 1915.

Do outro lado, a Tríplice Entente passou a ser chamada Aliados, unindo Grã-Bretanha, Rússia, França, Japão (ainda em 1914), Itália (em 1915), EUA (em 1917), além de diversos outros países que tiveram menor participação (como é o caso do Brasil que declarou guerra à Alemanha em outubro de 1917).

Perguntas interessantes