ME AJUDEM POR FAVOR!!!! E A ULTIMA PERGUNTA DA MINHA AULA OLINE ME AJUDA!!! EU DO 50 PONTOS
Descreva as condições em que os africanos escravizados realizavam a travessia do Atlântico em direção à América Portuguesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eles foram colocados à força em um porão onde mal conseguiam se sentar. Os escravos africanos permaneceram nus, os sexos foram separados e os homens foram acorrentados para evitar uma revolta. Por outro lado, as mulheres sofreram violência sexual por parte de tripulantes.
Resposta:
as condições eram precárias, devido a falta de hegiene eles adoeciam e muitos morriam durante a viagem que eram longas até Portugal, Os escravos, confinados na parte mais insalubre do navio, passavam por situações das mais terríveis. Não sabiam onde estavam, ficavam apertados num espaço no qual não podiam ficar em pé ou se deitar, recebiam pouca alimentação com baixo grau de nutrientes (basicamente: feijão, farinha de mandioca e carne seca). Mal recebiam água para beber. E, enquanto isso, pelas frestas da embarcação feita de madeira, a água do mar ia aos poucos invadindo o chão do porão.
Famintos, fracos e doentes, os escravos não tinham mais nada em que acreditar. O desespero era tanto, que alguns dos cativos aceitavam vigiar e punir seus companheiros de sofrimento em troca de um pouco mais de água. Os rebeldes eram, normalmente, envenenados. Os mortos eram atirados ao mar.
Nessa situação de tamanha infelicidade, pessoas que nunca tinham se visto antes, que nem sequer falavam a mesma língua, se ajudavam. Repartiam a pouca comida. Consolavam-se. Essa amizade, essa solidariedade que surgia nos tumbeiros era chamada de malungo, ou seja, amizade de travessia, que algumas vezes se perpetuava para a vida toda.