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Discuta a relação entre globalização, Estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no Brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.
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todo processo
causado pela globalização explicita uma tensão entre os níveis local e há
uma busca de retorno ao local mediante o aumento da valorização da
alteridade e das diferenças entre as culturas. Assim, “ao invés de pensar
no global como ‘substituindo’ o local seria mais acurado pensar numa
nova articulação entre ‘o global’ e ‘o local’ (Hall, 1999). Segundo,
constata-se que há uma distribuição desigual do alcance da globalização
em diferentes regiões do mundo. E, por fim, é evidente que a
globalização é um fenômeno ocidental; é um “processo de
ocidentalização” do mundo (Robbins apud Hall, 1999, p. 79). Isto é, os
padrões que se difundem pelo mundo são os vigentes nas culturas
ocidentais.
A dinâmica da globalização traz consigo um poderoso potencial de
homogeneização cultural, especialmente em função do seu
desenvolvimento tecno-científico e dos veículos de comunicação em
massa de escala planetária. Neste sentido, poder-se-ia considerar a
hipótese da construção gradual de uma identidade global. Entretanto, a
própria globalização traz também elementos que comprometem esta
homogeneização, na medida em que suscitam movimentos de resistência a esta dinâmica, que se expressam a partir da afirmação das
identidades locais. Isto acontece especialmente em função do drástico
ritmo de mudanças de paradigmas, angústia e falta de certezas e
referenciais fixos para o entendimento e sobrecodificação do mundo e
da realidade, decorrentes da própria globalização. O
redimensionamento dos fluxos de pessoas trazido pela globalização
também serve de balizamento para a afirmação das identidades locais,
o que pode ser verificado nas recentes políticas de restrição de
imigração, especialmente nos países ditos desenvolvidos.
Por outro lado, a construção de uma identidade global revela-se
problemática em função da própria concepção da “identidade”, na
medida em que esta se define pela oposição aos “outros”, ou seja, pela
exclusão dos outros, e também à proporção em que exige uma
“consciência comum”, uma inclusão seletiva. Uma vez que a concepção
“global” supõe a ausência de descontinuidade em relação aos povos, não
poderia haver “outros”, de modo que a inclusão de todos os povos em
uma mesma identidade não poderia ser seletiva. Desta maneira, a
construção de uma identidade global revela-se inviável, uma vez que
remeteria a uma inclusão global que compromete o elemento de
alteridade intrínseco ao conceito de identidade.
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