Me ajudem por favor
De acordo com a Carta de Veneza de 1964, “a restauração é uma operação que deve ter caráter excepcional. Tem por objetivo conservar e revelar os valores estéticos e históricos do monumento e fundamenta-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos. (...) A restauração será sempre precedida e acompanhada de um estudo arqueológico e histórico do monumento”.
Estabeleça uma relação entre a recomendação da Carta de Veneza e os documentos exigidos no Brasil, por parte do IPHAN, para apresentação de projetos de intervenção sobre o patrimônio edificado.
Soluções para a tarefa
Olá!
Segundo o manual de “Orientações para elaboração de projeto básico” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional são necessárias alguns projetos e documentos básicos para que seu projeto seja analisado, que são:
- Documentos de identificação e conhecimento do bem
- Anteprojeto
- Projeto Básico
- Projeto Executivo
Para fazermos uma ponte entre a Carta de Veneza e estes documentos pedidos, basta entendermos o que são Documentos de conhecimento do bem, que são nada mais do que o estudo arqueológico do qual nos fala a Carta. Além disso, nos Anteprojeto, é necessário entregar documentos que comprovem como a Arquitetura, Paisagismo, Engenharia e bens integrados eram antes da necessidade de restauração !
Resposta:
Questão 1
Texto da questão
Camillo Boito foi um notável teórico do século XIX, cujas ideias em sua principal obra, “Os Restauradores”, mostram uma evolução nas discussões sobre a preservação arquitetônica da época, fortemente marcada pelo embate entre as teorias de John Ruskin e William Morris.
Assinale a alternativa na qual todos os princípios do restauro estão presentes na obra de Boito.
Escolha uma:
a. Distinguibilidade entre o novo e o velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; valor de novidade; mínima intervenção
b. Distinguibilidade entre o novo e o velho; preservação do aspecto pitoresco do edifício; mínima intervenção; entendimento da conservação e da restauração como sinônimos
c. Distinguibilidade entre o novo e o velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; preservação do aspecto pitoresco do edifício; liberdade criativa do restaurador
d. Reprodução fidedigna do novo em relação ao velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; preservação do aspecto pitoresco do edifício; mínima intervenção
e. Distinguibilidade entre o novo e o velho; registro de todo processo de restauro com fotografias; preservação do aspecto pitoresco do edifício; mínima intervenção Correto
*//*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*//*
Questão 2
Texto da questão
O Culto moderno dos monumentos é “uma obra de fundamental importância acerca das questões relativas à tutela e conservação dos monumentos históricos. Foi escrita, em 1903, pelo historiador da arte vienense Alois Riegl, designado em 1902, presidente da Comissão de Monumentos Históricos da Áustria, e por ela encarregado de empreender a reorganização da legislação de conservação dos monumentos austríacos” (CUNHA, 2006).
Para Riegl a preservação dos monumentos deveria ser pautada nos seguintes valores: valor de antiguidade, valor histórico, valor de rememoração intencional, valor de uso, valor de arte relativo e valor de novidade.
Complete as lacunas com a categoria de valores à qual se refere o conceito apresentado:
O VALOR HISTÓRICO está ligado à noção de tudo aquilo que um dia foi e não é mais nos dias de hoje.
O VALOR DE ANTIGUIDADE evidencia as marcas do desgaste provocado pelas forças da natureza e que ressalta o aspecto de tempo transcorrido.
As obras que têm como objetivo perpetuar um personagem, um fato importante ou uma conquista para as gerações posteriores estão ligadas ao VALOR DE REMUNERAÇÃO INTENCIONAL.
Assinale a alternativa que contém a relação correta entre as os conceitos apresentados e os valores de Riegl, respectivamente:
Escolha uma:
a. Valor de rememoração intencional; Valor artístico; Valor histórico
b. Valor histórico; Valor de antiguidade; Valor de rememoração intencional Correto
c. Valor de rememoração intencional; Valor de antiguidade; Valor artístico
d. Valor histórico; Valor de uso; Valor de rememoração intencional
e. Valor de uso; Valor de antiguidade; Valor artístico
*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/**/*/**/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/**/*/*/*/*/*
Explicação: