História, perguntado por anaoliveira6450, 10 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR!!

como foi desenvolvido o mercantilismo​


hadassahnavit: letra c)
Usuário anônimo: Me ajudou muito
Usuário anônimo: Valeu
hadassahnavit: Desculpa, tenho que ir! Vou estudar ;) mais tarde eu respondo mais perguntas
Usuário anônimo: Minha melhor amiga
hadassahnavit: Imagina, fico contente em ouvir isso :>
Usuário anônimo: Tchau
Usuário anônimo: Bons estudos
hadassahnavit: Obrigada, para você também!
Usuário anônimo: Thank you

Soluções para a tarefa

Respondido por hadassahnavit
2

Olá, tudo bem!?

O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, adotadas e desenvolvidas na Europa durante a fase do capitalismo comercial.

O mercantilismo começou a surgir na Baixa Idade Média (X a XV), época em que teve início o processo de formação das monarquias nacionais.

Porém, foi somente na Idade Moderna (XV a XVIII) que ele se firmou como política econômica nacional e atingiu o seu desenvolvimento.

Ao passo que as monarquias europeias foram se firmando como Estados modernos, os reis recebiam o apoio da burguesia comercial, que buscava a expansão do comércio para fora das fronteiras do país.

Veja também algumas características do Mercantilismo:

  • Controle estatal da economia – os reis com o apoio da burguesia mercantil foram assumindo o controle da economia nacional, visando fortalecer ainda mais o poder central e obter os recursos necessários para expandir o comércio. Dessa forma o controle estatal da economia tornou-se a base do mercantilismo;
  • Balança comercial favorável – consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar. Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e com a busca de mercados externos para a venda dos seus produtos;
  • Monopólio – controladores da economia, os governos interessados numa rápida acumulação de capital, estabeleceram monopólio sobre as atividades mercantis e manufatureiras, tanto na metrópole como nas colônias. Donos do monopólio, o Estado o transferia para a burguesia metropolitana por pagamento em dinheiro. A burguesia favorecida pela concessão exclusiva comprava pelo preço mais baixo o que os colonos produziam e vendiam pelo preço mais alto tudo o que os colonos necessitavam. Dessa forma, a economia colonial funcionava como um complemento da economia da metrópole;
  • Protecionismo – era realizado através de barreiras alfandegárias, com o aumento das tarifas, que elevava os preços dos produtos importados, e também através da proibição de se exportar matérias-primas que favorecessem o crescimento industrial do país concorrente;
  • Ideal metalista – os mercantilistas defendiam a ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem. Na prática essa ideia provou não ser verdadeira.

Espero ter ajudado! Bons estudos ;)


anaoliveira6450: Obg
hadassahnavit: Por nada!
Respondido por elianebranquinha166
2

Resposta:

Segundo William Holman Hunt

Explicação:

O mercantilismo uriginou-se no período que a Europa estava a passar por uma grave escassez de ouro e Prata,não tendo,portanto,dinheiro suficiente pra atender o volume crescente do comércio.


anaoliveira6450: obg
Perguntas interessantes