Geografia, perguntado por sempresim464, 1 ano atrás

ME AJUDEM POR FAVOR

· Como é a estrutura básica do Rio Tietê na área de metrópole e como ela favorece a degradação do rio ?

· O rio é muito usado pela população? De que maneira? Quais efeitos tem esse uso para o rio e para o ambiente?

OBS: Eu agradeceria muito se fosse texto ^--^

Soluções para a tarefa

Respondido por Ghus
2
O rio Tiete é um dos poucos do Brasil com drenagem endorréica, ou seja, tem o seu sentido voltado para o interior. As aguas de suas nascentes, cercadas pelas escarpas da Serra do Mar, são obrigadas a escoar para o interior, vindo a desaguar no rio Paraná. 

O rio Tiete corta o estado de São Paulo passando por várias cidades e dependendo da região, está relacionado a diferentes aspectos do espaço geográfico. Em seu trajeto, o rio cruza a região metropolitana da grande São Paulo, estando nessa área, sujeito à maior atuação antrópica, na maioria das vezes de forma catastrófica. 

A degradação do rio causada pelo homem nessa região está relacionada ao despejo indevido e excessivo de lixo, resíduos industriais e matéria organica, fatores provocados e acentuados nessa região devido a elevada densidade populacional, crescimento urbano desorganizado e precariedade das políticas publicas de preservação ambiental. 

A contaminação do rio, canalização das margens, alteração de sua conformação original, impermeabilização da área de várzea do rio, retirada da mata ciliar entre outros, são fatores que contribuem para o processo de eutrofização do rio, com consequente diminuição do nivel de oxigenio dissolvido e morte dos peixes, aumento da frequencia e intesidade de alagamentos, etc. 

Ao sair da região metropolitana de São Paulo o rio vai recuperando sua saúde gradativamente, sendo muito utilizado ainda no interior, para a agropecuária, geração de energia hidrelétrica e também por populações ribeirinhas. A utilização antrópica do rio Tiete no interior também está acompanhada de poluição e destruição, porem em menor escala.
Perguntas interessantes