Física, perguntado por leonardocastro0102, 9 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR

Certo dia, cheguei em casa após o trabalho e vi que minha lâmpada da cozinha havia queimado. Como já estava noite e escuro, fui ao mercado, estava com pressa então peguei logo uma lâmpada, paguei e voltei para casa para substituir pela queimada. Ao ligar, notei que o brilho que ela produzia era tão fraquinho que parecia uma vela. Não entendendo o que havia ocorrido, peguei a lâmpada queimada e a nova comprada e ao compará-las percebi que as duas continham a mesma potência de 60W, mas a que comprei tinha tensão de 220V e a antiga era de 110V.


a) Você pode me explicar por que a claridade não foi a esperada? *

b) Retornando ao mercado com o intuito de trocar a lâmpada, notei que todas as lâmpadas que estavam na prateleira para venda eram de 220V, entretanto, as potências variavam de 25W até 250W. Que sugestão você me daria para que emergencialmente, eu conseguisse aumentar a luminosidade da minha cozinha? Explique sua sugestão.

Soluções para a tarefa

Respondido por DerChies
2

a) Como o enunciado diz, a potência era a mesma, portanto, as tensões variam. A nova é de 220 V e a antiga de 110 V. Intuitivamente, por ter uma tensão maior, achamos que ela é melhor para este caso em específico. Mas veja: A corrente que passa pela lâmpada é o problema, veja:

P = U.i

60 = 110.i

i = 60 / 110

i = 0,54 A (Corrente da lâmpada antiga)

P = U.i

60 = 220.i

i = 60 / 220

i = 0,27 A (Corrente da lâmpada nova)

Como pode ser visto, a corrente da lâmpada nova é muito mais baixa. Pela tensão dela ser muito mais alta em comparação com a antiga, mas a potência continuar a mesma da anterior, a corrente elétrica que passa pelo filamento da lâmpada não é suficiente para fornecer uma boa iluminação.

b) Utilizando o mesmo raciocínio da anterior, podemos resolver da seguinte forma: sabendo que a única tensão disponível é de 220 V, mas as potências variam, quanto maior a potência, maior será a corrente elétrica que irá fluir pelo filamento. Veja:

i = P / U

Quanto maior a potência, maior a corrente elétrica! Vimos que a primeira lâmpada estava funcionando bem com os seus 0,54 A, portanto, essa é uma boa corrente!

Vamos calcular a potência que tal lâmpada precisa ter, para funcionar em 220 V  e 0,54 A

P = U.i

P = 220.0,54

P = 118,8 W

O indicado é que você, dentre as opções de 25 W até 250 W, compre uma lâmpada de 118,8 W, ou, 119 W.

Perguntas interessantes