História, perguntado por valmiravbfer, 1 ano atrás

Me ajudem por favor:ATD1
1 - Apresente em linhas gerais a importância de um (1) dos pensadores e sua obra para a formação do pensamento político moderno, destacando as referências utilizadas. Não se esqueça de apresentar qual o autor e a obra. (Limite 08 linhas)

2 - Explique porque estes pensadores eram considerados "Contratualistas", ou seja, o que significa ser contratualista e como isso pode variar na relação que cada um dos 4 pensadores estabeleceu nas suas obras em relação ao Estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabioteixeiraa
27
Resposta 1 - Um pensador muito importante em sua época e cujos pensamentos ecoam na política moderna de hoje sem dúvidas é o francês Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu (1689-1755) ou simplesmente conhecido como Montesquieu. Suas obras foram "As Cartas Persas" (1720), "Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e sua decadência" (1734), e "Do Espírito das leis", de 1748. Muitos de seus pensamentos são utilizados nas constituições de muitos países atuais.Os principais são a divisão dos poderes do Estado em legislativo, judiciário e executivo, a fim de evitar abusos de poder dos governantes; quanto à liberdade individual, ela não é uma liberdade total, mas sim a permitida pelo Estado; também pregou quanto à separação de poder entre o Estado e a igreja. Toda esta linha filosófica é foi base de Revoluções e é seguida até os dias de hoje.
Perguntas interessantes