História, perguntado por KATIZABEL, 6 meses atrás

me ajudem por favor

a) Quais são as principais direitos individuais defendidas pelos pensadores iluministas??

b) Quais a estrutura de Estado defendida pelo pensador iluminista Montesquieu??

c) Por que a sociedade europeia do Antigo Regime é chamada de estamental??

d) Em quais seguintes da sociedade do Antigo Regime foi " influência dos" com os ideais iluministas??

e) O liberalismo econômico (Adam Smith), defendia quais ideias liberais na economia??

f) Qual as ideias defendidas pelo Morquias absolutistas que conhecidos como déspotas esclarecidos??​

Soluções para a tarefa

Respondido por vs9394278
1

Explicação:

a) Para ele, deve ser garantido às pessoas o direito à liberdade de expressão, a liberdade religiosa e a liberdade política. Para o pensador, o progresso da sociedade somente viria com o reconhecimento dessas liberdades individuais e com o respeito e a tolerância a todas as formas de pensar.

b) Política. Montesquieu propôs a divisão dos três poderes em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Montesquieu foi um dos principais filósofos responsáveis pela teoria dos Três Poderes. Desde a Antiguidade, vários filósofos e pensadores se desdobram nas formas de organização do poder político.

c) A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.

e) O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.

f) O objetivo principal do Despotismo Esclarecido era promover uma conciliação entre a tradição absolutista, na qual o rei era a fonte absoluta do poder, e os ideais iluministas, que defendiam a liberdade individual e consciência política do cidadão – o qual mais tarde (com a Revolução Francesa) seria ele próprio, e não mais o rei, a fonte do poder político.

Perdão, só não sei a letra d, espero ter ajudado. Bons estudos!

Perguntas interessantes