Geografia, perguntado por kellyneh8535, 4 meses atrás

Me ajudem por favor!


A problemática decorrente da relação que a sociedade urbano-industrial estabelece com a natureza, no modelo de desenvolvimento capitalista, também se expressa espacialmente no campo. Em particular, no campo brasileiro, considerando o papel estratégico que historicamente a agricultura capitalista desempenha para a inserção produtiva do Brasil na economia mundial. Assim, considerando a relação estabelecida entre a agricultura e o meio ambiente, no Brasil, é correto afirmar que


a) a prática da monocultura agroexportadora em grandes extensões de terras favorece o desequilíbrio ecossistêmico pelo desenvolvimento de pragas nocivas ao solo, como ocorre no cultivo da soja, algodão e do milho.


b) a utilização de insumos químicos na agricultura capitalista possibilita a correção natural dos solos, aumentando a fertilidade da camada orgânica e, consequentemente, elevando a produtividade na safra agrícola.


c) os problemas ambientais na agricultura se acentuam nas áreas de fronteiras agrícolas do agronegócio em função da utilização de técnicas extensivas no manejo agrícola que degradam a capacidade produtiva da terra.


d) o plantio direto de forrageiras entre as plantações perenes e o terraceamento em curvas de nível são práticas de manejo agrícola que contribuem para o agravamento dos problemas ambientais rurais.


e) o agronegócio é um modelo sustentável de produção agrícola, tanto do ponto de vista ambiental, como social e econômico, contribuindo de forma significativa com a geração de emprego em larga escala e de renda no campo brasileiro

Soluções para a tarefa

Respondido por aalvesluu17
1

Alternativa A é a correta, uma vez que com a preferência e necessidade de plantar alguns tipos de produto, o mercado exportador brasileiro acaba selecionando também as pragas nocivas do solo. Dessa forma, essa ação acaba desequilibrando o ecossistema local.

Prática da monocultura agroexportadora no Brasil e suas características

Sabe-se que a prática da monocultura agroexportadora é uma herança colonial, ou seja, o Brasil já está mais que acostumado a seguir exportando seus produtos através da monocultura. E essa, consiste no cultivo de só um tipo de produto em um campo que já foi preparado para ele, como exemplo do milho.

Todavia, a problemática por trás da monocultura é que para ela ser iniciada, é necessária a preparação desse campo, e isso é feito através do desmatamento da vegetação local. Posteriormente, o solo vai ser tratado com produtos e adubos químicos específicos, e isso é o que causa essa seleção das pragas nocivas.

Leia mais sobre Prática da monocultura agroexportadora no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/46995324

#SPJ4

Perguntas interessantes