ME AJUDEM POR FAVOR
! A PRIMEIRA RESPOSTA VOU COLOCAR COMO A MELHOR MAS SE FAZER GRACINHAS NÃO VOU COLOCAR ! SO SE RESPONDER DIREITO QUE VOU COLOCAR COMO MELHOR ! SEM GRACINHAS !
Se possível em todas essas !
Soluções para a tarefa
Resposta:
questão número 2)
oikos: O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.
cidade-estado: Cidade-Estado é uma cidade, um local independente, que possui seu próprio governo. ... As cidades-estado existem desde a Antiguidade, como na Grécia Antiga, onde as mais famosas eram Atenas, Esparta e Tróia.
Resposta:
2) Dê o significado de:
Oikos; na maioria cidades-estados gregas, e contou com a cabeça dos oikos (geralmente o homem mais velho), sua família (esposa e filhos), e os escravos que vivem juntos em um ambiente doméstico.
Cidade-Estado; O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta. Mais tarde as cidades-Estado e suas ligas, também vieram a fazer um papel importante na península Itálica.
3) Sobre a colonização grega, responda:
A) Que razões levaram os antigos gregos a fundar colonias na orla do mediterrâneo? R:
As riquezas naturais e comerciais foram as razões que levaram os antigos gregos a fundar colônias na orla do Mediterrâneo, pois isso fortalecia o comércio marítimo e gerava prosperidade para as cidades-estado gregas.
Com o aumento da presença de colônias gregas na orla do Mediterrâneo, naturalmente se intensificava o comércio marítimo, a produção de alimentos, do artesanato, azeites, vinhos e outros produtos de alto valor na idade Antiga.
Era um ciclo vicioso; quanto mais colônias os gregos fundavam na região do Mediterrâneo, mais aumentava sua influência política, militar e comercial na região, revertendo-se em benefícios para todos os envolvidos.
B) Como eram os laços entre as colonias gregas e a cidade-mãe? R:
As colônias gregas possuíam uma relação de subordinação as cidades estados gregas. Isso porque as cidades estados eram uma espécie de centro político em que convergiam o poder político e econômico, algo parecido com as capitais ou ainda com países independentes.
Espero ter te ajudado!