Me ajudem por favor! A história do movimento liderado por Antonio Conselheiro no final do século XIX, nos sertões baianos já foi contada em prosa e verso. Até mesmo em literatura de cordel já foram difundidas múltiplas versões da tragédia de Canudos.
A única alternativa que não corresponde às razões da tragédia de Canudos é o fato de
haver mobilizado grande contingente militar para sua repressão, transformando um conflito local e regional na maior guerra civil ocorrida no Brasil, além de ter ocorrido no contexto de transição da Monarquia para a República.
ter se transformado em tema para Os Sertões de Euclides da Cunha, considerado por muitos intelectuais "o livro número um" do Brasil ou, como assinalou Joaquim Nabuco, a Bíblia da Nacionalidade.
a Igreja ter apoiado o movimento liderado por Antonio Conselheiro auxiliando no crescimento do Arraial, tendo chegado a designar alguns padres para elaborar relatórios a favor do grupo.
o governo da Bahia não ter conseguido conter o movimento, pedindo a interferência da República, que, por sua vez, também encontrou muita resistência, pois somente na última expedição, que contava com metralhadoras e canhões, a população apta para o combate (homens e rapazes) foi massacrada.
o aumento do seu número de seguidores e a pregação de seus ideais contrários à ordem vigente, Conselheiro fundou, em 1893, uma comunidade chamada ‘Belo Monte’, às margens do Rio Vaza-Barris.
Soluções para a tarefa
Opção D (a 4a de cima para baixo)
O fato de o governo baiano não ter conseguido remediar a situação fez com que tropas do governo interviessem, o tornou um desentendimento entre o governo e canudos em uma verdadeira guerra civil.
O conflito de Canudos ocorreu no nordeste do Brasil, em que uma população de trabalhadores rurais foi massacrada pelo governo.
A alternativa incorreta diz respeito ao fato da igreja ter apoiado o movimento. Portanto, o gabarito da questão encontra-se na letra C
Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos foi um conflito que ocorreu no interior da Bahia entre os anos de 1896-1897 na comunidade Canudos, local que recebia trabalhadores rurais e retirantes que estavam insatisfeitos com a opressão dos grandes latifundiários da região e viam em Canudos a chance de criar um espaço de resistência.
A região de Canudos estava sob a liderança de Antônio Conselheiro um beato do catolicismo, em sua comunidade não existiam diferenças sociais e todos os meios de produção pertenciam a todos (rebanho, plantações) de modo que esse modelo atraia as pessoas da região que viam ali a chance de fugir da miséria e exploração no auge a o local tinha pouco mais de 25000 pessoas.
Todos esses aspectos vão contra os interesses dos grandes latifundiários que acusam a comunidade de querer restaurar a monarquia, no entanto, isso não condizia com a realidade uma vez que as pessoas só iam para Canudos para fugir da miséria e exploração
Apesar disso, o boato ganha força e com isso o exército do Brasil decide acabar com a comunidade, que apesar de numerosa não possui armas e treinamento para resistir e acaba totalmente aniquilada.
Leia mais sobre Canudos em: brainly.com.br/tarefa/74188
#SPJ2