me ajudem, por favor
Soluções para a tarefa
A economia da Oceania está centrada basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas nações desenvolvidas da região.
O Produto Interno Bruto da Austrália, por exemplo, era de 1,5 trilhão em 2012; o da Nova Zelândia era de 171 bilhões, enquanto o das Ilhas Fiji era de quase quatro bilhões. É claro que essa gigantesca diferença não está somente no nível de desenvolvimento, mas também na diferença territorial e populacional, haja vista que um país com as dimensões e número de habitantes da Austrália tem mais condições de produzir riquezas que aqueles locais que se resumem a um conjunto de pequenas ilhas.
Esses pequenos países, aliás, concentram suas atividades econômicas no turismo, em função das belas formas naturais disponíveis, que foram pouquíssimo exploradas. Muitos desses territórios são muito dependentes da importação de alimentos, haja vista a indisponibilidade de terras agricultáveis. Assim, os aspectos da economia da Oceania estão basicamente pautados nas atividades de suas duas principais potências.
Por outro lado, a Austrália e a Nova Zelândia são grandes produtoras de alimentos, constituindo uma agropecuária avançada e extremamente mecanizada, que se vincula a um elevado parque industrial alimentício.Resposta:
Explicação:
Resposta:
Os países que integram a Oceania apresentam grandes disparidades socioeconômicas. A Austrália e a Nova Zelândia são nações extremamente desenvolvidas, apresentando elevadas médias nos indicadores socioeconômicos.
A economia da Nova Zelândia baseia-se na produção e exportação de lã. Outros destaques são a produção de carne bovina, leite e derivados.
A Austrália possui um diversificado parque industrial. Os seguimentos mais expressivos são o têxtil, alimentício, siderúrgico e metalúrgico. Outro destaque da economia nacional é seu grande potencial mineral – o país possui jazidas diversificadas.
Já a economia dos países localizados nas ilhas do Oceano Pacífico, baseia-se na agricultura de subsistência, não havendo desenvolvimento industrial. Porém, nas últimas décadas, as belezas naturais dessas regiões têm atraído visitantes de várias partes do planeta, impulsionando o turismo nessas nações.