Me ajudem por favor
4.Segundo Émile Durkheim, no processo de socialização a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.
(1 Ponto)
Certo
Errado
5.É um fato social a existência de uma estrutura social como a religião.
(1 Ponto)
Certo
Errado
6.Para Émile Durkheim, a construção do ser social, feita pela educação, que consiste na assimilação, pelo indivíduo, de uma série de normas e princípios (morais, religiosos, éticos ou de comportamento), baliza a conduta do indivíduo em um grupo.
(1 Ponto)
Certo
Errado
7.A Sociologia é um saber que estuda hábitos, costumes e tradições sociais, derivando-as do senso comum.
(1 Ponto)
Certo
Errado
8.Para Durkheim a função social da educação consiste em questionar a tirania que a sociedade exerce sobre os indivíduos.
(1 Ponto)
Certo
Errado
9.O advento do feudalismo como modo de produção predominante na Europa ocidental e a emergência de valores de uma sociedade burguesa foram de fundamental importância para o surgimento das Ciências Sociais.
(1 Ponto)
Certo
Errado
10.Émile Durkheim considerado um dos pais fundadores da Sociologia implementou procedimentos científicos que conferiram à Sociologia uma discussão metodológica mais adequada e producente.
(1 Ponto)
Certo
Errado
11.Em se tratando de teorias científicas, o que garante a verdade do discurso científico é a condição de refutabilidade, ou seja, quando uma teoria resiste à refutação, ela é corroborada, confirmada.
(1 Ponto)
Certo
Errado
12.As Ciências Sociais combate o senso comum, medindo e comprovando os mecanismos de funcionamento das instituições sociais.
(1 Ponto)
Certo
Errado
Soluções para a tarefa
4) Certo.
Uma sociedade escolarizada tem a educação como pilar central não só nos investimentos para a formação do indivíduo como no crescimento social e econômico.
A educação no Brasil, passa por um processo dinâmico de execução, onde os educadores e profissionais responsáveis pela formação de alunos, e, seres sociais, se adaptam as relações sociais, tendo profundo ligamento com a situação política e econômica da nação.
5) Certo.
Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Ele apresenta três características sendo:
- A coercitividade;
- A Exterioridade;
- A Generalidade.
6) Certo.
Para Durkheim a educação faz parte da disciplina do indivíduo em formação, ou seja, ela faz parte das ações de coerção da sociedade para o pleno equilíbrio da mesma.
Além disso, Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.
7) Errado.
As teorias sociológicas partem de fundamentação teórica.
O trabalho possui veracidade até que seja provado o contrário, e, para que isso seja realizado, o pesquisador deve desenvolver corretamente todas as fases, desde a formulação do problema, a criação das hipóteses e as diferentes formas de pesquisa que ele irá tratar esse objeto.
8) Errado.
Para ser mais exato, Durkheim foi um pensador científico do campo social que definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.
9) Errado.
Observando sob um panorama histórico, que fatores como a Revolução Francesa, e, a Revolução industrial, auxiliaram diretamente no aumento do nível de produção, e, passagem dos indivíduos do campo para o espaço urbano.
A partir disso, as relações de trabalho de primitivas se tornaram complexo, e, com isso, se deu o surgimento da sociologia, como uma ciência que estuda o indivíduo e a sociedade, bem como as relações íntimas e coletivas do espaço o qual ele habita.
10)
Correto.
11)
Correto.
O trabalho possui veracidade até que seja provado o contrário, com embasamento teórico e científico.
12)
Correto.
O senso comum tem grande participação na estrutura cotidiana do pensamento humano, ou seja, ele é passado pelas gerações como uma forma de responder as dúvidas e questões cotidianas.
Diferente do senso crítico que parte da análise e questionamento sobre determinado tema, ou seja, é a partir da crítica que o indivíduo poderá desenvolver soluções para solucionar o problema