Geografia, perguntado por anygabrielly1134, 5 meses atrás

me ajudem por favor




4-Pesquisem a importância da atuação dos bandeirantes e o papel dos jesuitas na expansão
territorial do Brasil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por migueldolinskimiguel
2

Resposta:

Os bandeirantes eram as pessoas que adentraram-se pelo interior da América do Sul em busca de ouro, pedras preciosas, prata, diamante e índios para escravizá-los. Os bandeirantes também destruíram quilombos. Eles foram os descobridores de ouro em Minas Gerais e no interior do Brasil, começando o chamado Ciclo do Ouro, e também foram os responsáveis pela expansão territorial do Brasil para além dos limites do Tratado de Tordesilhas. As expedições eram chamadas de Bandeiras.

Existiam bandeirantes de vários lugares: portugueses, galegos, espanhóis, cristãos novos (judeus portugueses recém-convertidos ao cristianismo) e alguns casos de genoveses, sarracenos, toscanos, napolitanos bascos, entre outros. Minoritariamente existiam bandeirantes índios e caboclos. O antropólogo Darcy Ribeiro afirmava que a miscigenação com os índios era obrigatório na sociedade bandeirante. Existia poligamia nas famílias paulistas, com um homem e suas mulheres indígenas. O casamento católico só chegou mais tarde. Antônio Raposo Tavares foi um dos maiores bandeirantes, com sua bandeira integrando mais de 2.000 pessoas.

A língua falada pelos bandeirantes na maioria do cotidiano era a língua tupi, eles nomearam lugares onde passavam com nomes tupis que se tornaram nomes de cidade, como as cidades paulistas Guaratinguetá e Tatuapé. Nas décadas de 1920 e 1930, a elite paulista usou a figura dos bandeirantes para aumentar seu poder.

História do BrasilO ciclo do açúcarAs invasões

espero ter ajudado =)

Perguntas interessantes