História, perguntado por anac69705pah84l, 10 meses atrás

me ajudem por favor​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nicollydinizluz81
0

Resposta:

Explicação:Teste seus conhecimentos sobre os Estados Unidos no século XIX

Vá para o oeste, jovem, e cresça com o país.

Essa expressão, criada por Horace Greeley, em 1851, simboliza a expansão territorial realizada pelos Estados Unidos ao longo do século XIX.

1. (UERJ – 2001) Relacione a marcha para o oeste” com a doutrina do Destino Manifesto”.

resposta: Depois de conquistar a independência em 1776, a nova nação inicou sua expansão territorial tendo como justificativa a ideologia do Destino Manifesto, ou seja, a certeza de que o povo norte-americano fora predestinado por Deus a ocupar e colonizar as terras que se estendiam até o Pacífico; havia sido escolhido por Deus para levar seus valores a territórios sob o poder de outros Estados ou dos “peles vermelhas”. A maior parte dos primeiros habitantes dos EUA eram protestantes que viam o lucro e as riquezas como consequência de uma escolha divina e do trabalho, e não como um pecado. Essa ética protestante foi um importante fator cultural que justificou a expansão territorial norte-americana sendo considerada natural e benéfica, e não uma agressão aos povos que já habitavam o território. Na realidade, a doutrina do Destino Manifesto justificou, no inicio, a conquista de terras até o limite natural imposto pelo Rio Mississipi (área original das Treze Colônias inglesas); posteriormente, foram conquistados novos territórios que se estendem até o oceano Pacífico. A incorporação de novos territórios fez parte do periodo do imperialismo interno, que se iniciou na independência que a nação americana obteve em relação à Inglaterra em 1776, e continuou durante o século XIX, no período conhecido como Marcha para o Oeste. A fome de terras dos imigrantes e as agressões cometidas em nome do Destino Manifesto dos EUA contribuíram para empurrar suas fronteiras desde o rio Mississípi até a costa oeste.

2. (UFRRJ) 1899 Nova lorque

MARK TWAIN PROPÕE MUDAR A BANDEIRA

(...) Em plena euforia imperial, os Estados Unidos celebram a conquista das ilhas do Havaí, Samoa e as Filipinas, Cuba, Porto Rico e uma ilhota que se chama, eloquentemente, dos Ladrões. O oceano Pacífico e o mar das Antilhas viraram lagos norte-americanos, e está nascendo a United Fruit Company; mas o escritor Mark Twain, velho estraga-festas, propõe que se mude a bandeira nacional: que sejam negras, diz, as listas brancas, e que umas caveiras com tíbias cruzadas substituam as estrelas.(...)"

(GALEANO, Eduardo. "As Caras e as Máscaras". Nova Fronteira, Rio, 1985. p.341.)

Há exatos cem anos, os Estados Unidos da América estavam inseridos em um processo de dominação territorial e econômica que afetou, igualmente, as grandes potências européias e o Japão.

a) Nomeie esse processo e cite uma de suas principais características econômicas.

resposta: Imperialismo, cuja principal característica econômica é utilizar os territórios dominados como mercado consumidor cativo dos interesses do país dominante.

b) Explique as razões de Mark Twain para sua proposta.

resposta: Identificava os efeitos nefastos e desumanos do expansionismo norte-americano para as nações dominadas.

3. (UFMG) Leia este trecho de documento: Odeio-a porque impede a nossa República de influenciar o mundo pelo exemplo da liberdade; oferece possibilidade aos inimigos das instituições livres de taxar-nos, com razão, de hipocrisia e faz com que os verdadeiros amigos da liberdade nos olhem com desconfiança. Mas, sobretudo, porque obriga tantos entre nós, realmente bons, a uma guerra aberta contra os princípios da liberdade civil. Discurso de Abraham Lincoln, em 1859. Nesse trecho de discurso, Abraham Lincoln, que seria eleito Presidente dos Estados Unidos no ano seguinte, faz referência

a) à política de segregação racial existente nos estados do sul dos Estados Unidos, que gerou a formação de organismos voltados ao extermínio dos negros, à destruição de suas propriedades e a atentados constantes contra suas comunidades.

b) à posição dos estados do sul de defesa intransigente de tarifas protecionistas, o que levava os Estados Unidos a comprometer a crença na liberdade de mercado, numa conjuntura de predomínio do capitalismo liberal.


anac69705pah84l: ?'-'
jujulucani: meo deos do ceo '-'
Respondido por jujulucani
1

Resposta:

1)A compra aconteceu em 1803, quando o território foi adquirido junto aos franceses. Na ocasião, foi pago 15 milhões de dólares (mais de US$ 300 milhões em valores atuais) para que os estadunidenses pudessem anexar a região como mais um estado. A área total da Louisiana é de aproximadamente 2.150.000 Km².

2)Com a derrota do governo mexicano, o Texas separou-se do México e declarou sua independência como República do Texas. ... Uma consequência importante desse conflito foi o rompimento de relações entre México e Estados Unidos. Guerra Mexicano-Americana. A partir de 1845, o presidente americano James K.

3) O Tratado de Guadalupe Hidalgo encerrou formalmente a guerra. Os Estados Unidos e o México o assinaram em 2 de fevereiro de 1848. O tratado deu aos Estados Unidos mais de 1.300.000 quilômetros quadrados do território mexicano, desde o rio Grande até o oceano Pacífico, no oeste.

5)O Alasca foi comprado do Império Russo em 1867, graças à insistência do então Secretário de Estado dos Estados Unidos William Henry Seward, por 7,2 milhões de dólares. ... Em 3 de Janeiro de 1959, o território do Alasca foi elevado à categoria de Estado, tornando-se o 49º estado americano.

6)A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos. Esse conflito trouxe grande destruição, sobretudo para o sul do país, afetando diretamente sua economia e resultando em um saldo aproximado de 600 mil mortos.

7)Abraham Lincoln, o 16.º Presidente dos Estados Unidos, foi assassinado pelo conhecido ator teatral John Wilkes Booth em 14 de abril de 1865, enquanto assistia a peça Nosso primo americano (Our American cousin) no Teatro Ford em Washington, D.C. Baleado na cabeça durante a peça,[1] Lincoln morreu no dia seguinte às 7:22, na Petersen House em frente ao teatro.[2] Ele foi o primeiro presidente estadunidense a ser assassinado;[3] seu funeral e enterro marcaram um longo período de luto nacional.

(A QUATRO EU NAO CONSEGUI)

Explicação:

Perguntas interessantes