Me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ter ajudado.
Explicação:
O subfilo dos vertebrados não é o de maior número de espécies, nem o mais diversificado. A classe dos insetos, por exemplo, é bem mais numerosa. Tampouco são os seres que maior papel desempenham na cadeia alimentar, pois situam-se muito abaixo das plantas e de vários animais. As faculdades que se desenvolveram nos vertebrados, contudo, os colocam no ponto mais alto da escala evolutiva.
Os vertebrados constituem um dos três subfilos do filo dos cordados. Caracterizam-se por apresentarem esqueleto ósseo ou cartilaginoso, cujo eixo central é a coluna vertebral, que evoluiu da notocorda (ou notocórdio), eixo corporal primitivo do embrião. Além disso, distinguem-se dos outros animais por terem um sistema muscular formado essencialmente por massas musculares dispostas bilateralmente e por um sistema nervoso central parcialmente contido no esqueleto.
São nove as classes em que se dividem os vertebrados. Cinco são aquáticas e geralmente conhecidas como peixes: ágnatos (peixes sem boca móvel), placodermos (a única classe extinta), condrictes (peixes cartilaginosos), coanictes e actinopterígeos (as duas últimas abrangem peixes com esqueleto ósseo). As outras quatro, que vivem predominantemente fora d`água são: anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Conhecem-se aproximadamente 45.000 espécies de vertebrados.
O corpo dos vertebrados divide-se nitidamente em cabeça (encerrada numa caixa óssea, o crânio), pescoço, tronco, membros e cauda (ausente em algumas espécies). Por sua capacidade de dar suporte ao corpo durante a fase de crescimento, o esqueleto permite que os vertebrados alcancem grande tamanho, razão pela qual quase todos os vertebrados são maiores do que os invertebrados. Exceto nas formas mais primitivas, o esqueleto consiste em crânio, coluna vertebral e dois pares de membros, embora em algumas formas superiores um ou ambos os pares de membros estejam ausentes. O crânio, ao servir como abrigo seguro para o cérebro, os olhos, os ouvidos e os órgãos olfativos, facilitou a evolução da inteligência e um alto grau de resposta aos estímulos ambientais.